Pular para o conteúdo principal

Organização da casa em tempos de pandemia


Neste período de quarentena, muitas pessoas estão passando mais tempo em casa, com isso surge a necessidade de criar algo interessante para fazer ou mesmo colocar a casa em ordem.

Nossa casa é o nosso refúgio, é local de descanso, de repouso, mas neste momento tornou-se lugar de trabalho, de estudo, ou seja tudo junto e misturado no mesmo lugar. De maneira abrupta todos foram colocados em isolamento, a vida mudou de repente e o mundo precisou se adaptar. Uma mudança assim pode mexer com o equilíbrio, com as emoções e principalmente com a rotina. Desta forma, torna-se necessário um processo de adaptação a uma nova rotina, a um novo padrão de consumo e uma nova forma de se relacionar com a casa, com o trabalho, com os estudos.

Quando o assunto é casa, muitos chegam em um ponto comum: Como manter a casa em ordem? Se antes da pandemia do Coronavírus já era difícil, imagine agora? Calma, nem tudo está perdido, as coisas podem ter um endereço fixo dentro da sua casa e você pode fazer um pouco por dia, faça por etapas, aproveite o tempo disponível e veja qual ambiente mais precisa de socorro neste momento.

Para te ajudar apresento alguns passos e estratégias que funcionam quando o assunto é organização.

1.  Tenha uma nova rotina

A vida mudou, os horários mudaram, a forma de trabalho mudou, o estudo também. Ok, mesmo que temporário, pois sabemos que isso tudo vai passar. Enquanto não passa, que tal criar uma nova rotina incluindo a organização da casa? Lembre-se que todos os moradores precisam participar, não vale deixar a organização apenas para um membro da família. Inclua todos, inclusive as crianças. Faça uma rotina que funcione para este novo normal e realize a divisão de tarefas grandes em tarefas pequenas ao longo da semana, assim não fica cansativo.

2.  Tenha calma

É isso mesmo. Tenha calma. Não queira fazer tudo de uma só vez. Organização é um processo, trata-se da construção de um novo hábito, um estilo de vida. Por isso é interessante fazer aos poucos. A organização não é um projeto de um dia só e sim uma construção diária que gera resultados satisfatórios e benefícios reais.

Sapatos organizados em armário

3.  Mantenha o que faça sentido

Neste momento em que estamos consumindo o que é essencial, talvez você esteja olhando para o seu guarda-roupa e percebendo que não usa muitas coisas, talvez coisas que já não usada antes da pandemia e que agora também não fazem mais sentido manter. Se necessário, desapegue para liberar espaço no seu armário. Doe ou venda, talvez as peças paradas no armário podem render uns trocadinhos.

4.  Comece pelo coração da casa

A cozinha é o coração da casa do brasileiro. Um ambiente social importante que precisa de total funcionalidade, praticidade, limpeza e organização. Observe os armários superiores e inferiores, veja o que funciona e o que não funciona, se necessário, crie divisórias dentro do armário e busque deixar a bancada livre, sem excessos.

Panelas organizadas pela equipe Tatiana Melo Organiza


5.  Faça um cronograma

Faça um cronograma de organização diária, convide a família para participar, inclua todos os ambientes e faça por etapas. Caso tenha dificuldades na hora de organizar, conte com ajuda profissional e busque mais informações sobre como um projeto de organização residencial pode ajudar a construir um lar organizado e harmônico.

Se deseja ter mais dicas úteis de organização, baixe agora o E-book: O segredo da casa organizada por apenas R$29,90







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é