Pular para o conteúdo principal

O poder da boa comunicação no varejo


Comunicar-se com eficiência está muito além de ter um vocabulário refinado. A comunicação tem o poder de aproximar ou afastar pessoas. Pensando nisso, eu pergunto: Você tem se comunicado bem com o seu time de vendas? Sua comunicação é clara a ponta de não gerar dúvidas? Você faz o bom uso do repertório que possui? Seus valores e suas vulnerabilidades são transmitidos na maneira como se comunica?

Todas estas perguntas nos fazem refletir sobre a maneira com a qual temos nos comunicado, nos coloca em um ponto de reavaliação. A comunicação é uma grande aliada no caminho que gera resultados em forma de vendas reais, para isso é importante pensar na melhor forma de transmitir esta motivação através da comunicação com o seu time.
Vou apresentar 4 passos importantes para aumentar o poder de comunicação com seu time.

O primeiro passo é:

1. Comunique com você: A boa comunicação começa por você, antes de falar algo com qualquer pessoa, seja um cliente ou colaborador é necessário ter clareza de ideias sobre qual é o objetivo desta conversa. Comunique-se com você primeiro.

O segundo passo é:

2. Saber ouvir: Ouvir o outro faz parte da construção de um diálogo e não de um monólogo. Quando eu digo ouvir, me refiro a realmente prestar atenção no outro. Olhe no olho, ouça sua voz, sinta os movimentos do corpo do outro e esteja presente na conversa.

O terceiro passo é:

3. Tenha uma linguagem flexível: Já vi muitas pessoas serem excelentes no que fazem, mas na hora de comunicar o que fez com o outro, encontram dificuldades. Engraçado que em um atendimento em uma empresa de tecnologia, verifiquei a dificuldade que um técnico de T.I tinha na hora de explicar a solução para um cliente. O repertório técnico era enorme, mas não estava adequado para o cliente que não compreendia uma palavra do que ele dizia. Por isso é importante ter uma linguagem flexível que possa ser adaptada ao seu público-alvo.

4. Permita-se ser vulnerável: Estudos científicos apontam que pessoas que demonstram suas vulnerabilidades sem ter vergonha disso, conseguem aproximar do outro e assim gerar mais conexão. Ao contrário do que muitos pensam, demonstrar suas vulnerabilidades sem receio demonstra confiança e empatia. No período em que todos precisam desenvolver um varejo mais empático e um atendimento mais humanizado, aproximar as pessoas através da comunicação é uma excelente iniciativa para construir um atendimento de qualidade e que busque cada vez mais, gerar conexão com o outro, seja com sua equipe ou com o seu cliente.

Se você é lojista e busca levar cada vez mais experiências inovadoras para o seu cliente, saiba que na Marmelo, empresa na qual sou sócia fundadora, elaboramos e aplicamos ferramentas essenciais para o crescimento do varejo de forma estratégica através de consultorias, cursos e treinamentos personalizados para o seu negócio. Consulte-nos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é