Pular para o conteúdo principal

O poder da boa comunicação no varejo


Comunicar-se com eficiência está muito além de ter um vocabulário refinado. A comunicação tem o poder de aproximar ou afastar pessoas. Pensando nisso, eu pergunto: Você tem se comunicado bem com o seu time de vendas? Sua comunicação é clara a ponta de não gerar dúvidas? Você faz o bom uso do repertório que possui? Seus valores e suas vulnerabilidades são transmitidos na maneira como se comunica?

Todas estas perguntas nos fazem refletir sobre a maneira com a qual temos nos comunicado, nos coloca em um ponto de reavaliação. A comunicação é uma grande aliada no caminho que gera resultados em forma de vendas reais, para isso é importante pensar na melhor forma de transmitir esta motivação através da comunicação com o seu time.
Vou apresentar 4 passos importantes para aumentar o poder de comunicação com seu time.

O primeiro passo é:

1. Comunique com você: A boa comunicação começa por você, antes de falar algo com qualquer pessoa, seja um cliente ou colaborador é necessário ter clareza de ideias sobre qual é o objetivo desta conversa. Comunique-se com você primeiro.

O segundo passo é:

2. Saber ouvir: Ouvir o outro faz parte da construção de um diálogo e não de um monólogo. Quando eu digo ouvir, me refiro a realmente prestar atenção no outro. Olhe no olho, ouça sua voz, sinta os movimentos do corpo do outro e esteja presente na conversa.

O terceiro passo é:

3. Tenha uma linguagem flexível: Já vi muitas pessoas serem excelentes no que fazem, mas na hora de comunicar o que fez com o outro, encontram dificuldades. Engraçado que em um atendimento em uma empresa de tecnologia, verifiquei a dificuldade que um técnico de T.I tinha na hora de explicar a solução para um cliente. O repertório técnico era enorme, mas não estava adequado para o cliente que não compreendia uma palavra do que ele dizia. Por isso é importante ter uma linguagem flexível que possa ser adaptada ao seu público-alvo.

4. Permita-se ser vulnerável: Estudos científicos apontam que pessoas que demonstram suas vulnerabilidades sem ter vergonha disso, conseguem aproximar do outro e assim gerar mais conexão. Ao contrário do que muitos pensam, demonstrar suas vulnerabilidades sem receio demonstra confiança e empatia. No período em que todos precisam desenvolver um varejo mais empático e um atendimento mais humanizado, aproximar as pessoas através da comunicação é uma excelente iniciativa para construir um atendimento de qualidade e que busque cada vez mais, gerar conexão com o outro, seja com sua equipe ou com o seu cliente.

Se você é lojista e busca levar cada vez mais experiências inovadoras para o seu cliente, saiba que na Marmelo, empresa na qual sou sócia fundadora, elaboramos e aplicamos ferramentas essenciais para o crescimento do varejo de forma estratégica através de consultorias, cursos e treinamentos personalizados para o seu negócio. Consulte-nos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Masterclass - Como atrair o cliente ideal?

Tenho uma novidade que vou compartilhar hoje com você. A partir da próxima quinta |02/12|, eu tenho um encontro marcado com mulheres que transformam ou desejam transformar através da organização. Se você faz parte deste grupo de mulheres que são ou desejam ser uma Personal Organizer eu te convido a participar da primeira 𝑴𝒂𝒔𝒕𝒆𝒓𝒄𝒍𝒂𝒔𝒔 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝑴𝒆𝒍𝒐. Serão aulas gratuitas onde eu vou falar sobre como você pode resolver suas dificuldades no mercado de organização e aprender a atrair o cliente ideal para o seu negócio. Serão várias aulas com temas diferentes. Para participar, basta fazer parte deste grupo seleto de Whatsapp onde você receberá o link de acesso a aula. INSCRIÇÃO GRATUITA

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/