Pular para o conteúdo principal

A importância da empatia no varejo



Empatia é a palavra do momento, mas o que de fato é empatia? Como gerar conexão através da empatia? Como vender melhor através da empatia?

Ser empático é saber ouvir o outro, mas, além disso, é compreender suas emoções e reconhecer seus problemas. A empatia permite conhecer melhor o outro, conhecer melhor o seu comportamento, seus hábitos de consumo e até mesmo seus sentimentos.

No varejo a empatia é a competência que faz o lojista enxergar o cliente como uma pessoa real e não apenas como uma fonte inesgotável de lucro.

Adotar uma postura empática torna o atendimento mais humanizado e contribui para vendas reais e, além disso, fidelização do seu cliente. Mas como construir isso?

A experiência do cliente pode ser representa em várias camadas, mas hoje em especial gostaria de destacar três: Camada física, cognitiva e emocional.

1.   O espaço físico da sua loja está relacionado com a camada física, portanto perceber como o seu cliente se relaciona com o espaço físico da sua loja é fundamental para verificar o que funciona e o que não funciona. Talvez seja o momento de mudar instalações estruturais do seu negócio ou mesmo investir mais na organização do seu espaço.

2. A camada cognitiva pode ser com a percepção que o seu cliente tem sobre sua loja, a maneira como ele interage com seus produtos. Importante observar isso quando o cliente retornar para a sua loja.

3. A camada emocional é muito importante para os bons resultados no atendimento e sem dúvida na venda. Saber o que motiva seu cliente, com o que ele se importa e o que traz emoção.

Desenvolver um varejo empático é um processo de construção do ambiente físico, das relações interpessoais e do atendimento. Cada vez mais, gerar valor, incentivar comprar conscientes e levar valor para a vida do outro serão características importantes para o sucesso do seu negócio. Desenvolver empatia também está relacionado a boa comunicação com seu time e com o seu cliente. Neste momento, ter empatia no trato com os colaboradores é fundamental, pois sabemos que a ansiedade pode tomar conta das pessoas e assim minar sua produtividade em home Office. A empatia gera relacionamento, conexão, venda e melhora o caminho para o feedback.

Como você lojista, tem se relacionado com seu cliente? Sua loja precisa de mais organização? Você precisa conhecer melhor o seu cliente? Tem se preparado para as mudanças que estão acontecendo e para a nova fase do varejo? Está aproveitando seu tempo disponível para ressignificar o seu negócio? Precisa de ajuda para reavaliar seu posicionamento no mercado?

Na Marmelo, empresa no qual atuo, criamos desenvolvemos projetos personalizados para o seu negócio com ferramentas de VM, capacitação para equipe de vendas e treinamentos personalizados. Consulte-nos.

Pense nisso, um abraço e até a próxima.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é