Pular para o conteúdo principal

A importância da empatia no varejo



Empatia é a palavra do momento, mas o que de fato é empatia? Como gerar conexão através da empatia? Como vender melhor através da empatia?

Ser empático é saber ouvir o outro, mas, além disso, é compreender suas emoções e reconhecer seus problemas. A empatia permite conhecer melhor o outro, conhecer melhor o seu comportamento, seus hábitos de consumo e até mesmo seus sentimentos.

No varejo a empatia é a competência que faz o lojista enxergar o cliente como uma pessoa real e não apenas como uma fonte inesgotável de lucro.

Adotar uma postura empática torna o atendimento mais humanizado e contribui para vendas reais e, além disso, fidelização do seu cliente. Mas como construir isso?

A experiência do cliente pode ser representa em várias camadas, mas hoje em especial gostaria de destacar três: Camada física, cognitiva e emocional.

1.   O espaço físico da sua loja está relacionado com a camada física, portanto perceber como o seu cliente se relaciona com o espaço físico da sua loja é fundamental para verificar o que funciona e o que não funciona. Talvez seja o momento de mudar instalações estruturais do seu negócio ou mesmo investir mais na organização do seu espaço.

2. A camada cognitiva pode ser com a percepção que o seu cliente tem sobre sua loja, a maneira como ele interage com seus produtos. Importante observar isso quando o cliente retornar para a sua loja.

3. A camada emocional é muito importante para os bons resultados no atendimento e sem dúvida na venda. Saber o que motiva seu cliente, com o que ele se importa e o que traz emoção.

Desenvolver um varejo empático é um processo de construção do ambiente físico, das relações interpessoais e do atendimento. Cada vez mais, gerar valor, incentivar comprar conscientes e levar valor para a vida do outro serão características importantes para o sucesso do seu negócio. Desenvolver empatia também está relacionado a boa comunicação com seu time e com o seu cliente. Neste momento, ter empatia no trato com os colaboradores é fundamental, pois sabemos que a ansiedade pode tomar conta das pessoas e assim minar sua produtividade em home Office. A empatia gera relacionamento, conexão, venda e melhora o caminho para o feedback.

Como você lojista, tem se relacionado com seu cliente? Sua loja precisa de mais organização? Você precisa conhecer melhor o seu cliente? Tem se preparado para as mudanças que estão acontecendo e para a nova fase do varejo? Está aproveitando seu tempo disponível para ressignificar o seu negócio? Precisa de ajuda para reavaliar seu posicionamento no mercado?

Na Marmelo, empresa no qual atuo, criamos desenvolvemos projetos personalizados para o seu negócio com ferramentas de VM, capacitação para equipe de vendas e treinamentos personalizados. Consulte-nos.

Pense nisso, um abraço e até a próxima.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Masterclass - Como atrair o cliente ideal?

Tenho uma novidade que vou compartilhar hoje com você. A partir da próxima quinta |02/12|, eu tenho um encontro marcado com mulheres que transformam ou desejam transformar através da organização. Se você faz parte deste grupo de mulheres que são ou desejam ser uma Personal Organizer eu te convido a participar da primeira 𝑴𝒂𝒔𝒕𝒆𝒓𝒄𝒍𝒂𝒔𝒔 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝑴𝒆𝒍𝒐. Serão aulas gratuitas onde eu vou falar sobre como você pode resolver suas dificuldades no mercado de organização e aprender a atrair o cliente ideal para o seu negócio. Serão várias aulas com temas diferentes. Para participar, basta fazer parte deste grupo seleto de Whatsapp onde você receberá o link de acesso a aula. INSCRIÇÃO GRATUITA

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/