Pular para o conteúdo principal

Dicas para professores: Organizando o ano escolar

Primeiro gostaria de relembrar que também sou professora, tenho muito orgulho da minha profissão e adoro sala de aula. Por mais complicado que seja exercer a profissão nos dias atuais, a sala de aula ainda é um local de aprendizagem, onde todos os assuntos são permitidos para que se alcance o conhecimento e ao mesmo tempo permite uma liberdade que não vemos em outro lugar.
Durante minha trajetória profissional sempre gostei da sala de aula, mas percebo que encontramos problemas diários dentro e fora dos portões das escolas, contudo percebo que um dos problemas também se encontram na sala dos professores. Atuando na rede pública e privada percebi que alguns professores possuem dificuldades em se organizar com as tarefas diárias e com isso acabam acumulando muito trabalho, muitas vezes não conseguem entregar resultados em tempo hábil.
Com a intenção de auxiliar estes professores, gostaria de dar algumas dicas sobre como realizo meu trabalho, isso tem garantido disponibilidade de tempo para fazer outras coisas e a organização não gera frustração, pelo contrário, garante qualidade de vida.
1- Nem sempre sabemos quais turmas iremos trabalhar no próximo ano, algumas vezes não temos tempo hábil para planejar como será o trabalho, mas assim que soubermos estas informações, devemos começar a planejar como será o ano com esta turma. O que sempre falo é que planejamento é fundamental, realizar o planejamento anual de acordo com a carga horária e já começar o ano letivo com este planejamento pronto, afinal se é planejamento, ele deve vir antes, e não durante e muito menos depois.
2- Outra dica fundamental, é manter uma bolsa ou pasta com tudo aquilo que precisa para suas aulas, inclusive a papelada de uso diário. Procure manter tudo que precisa dentro da bolsa e evite ficar trocando todos os dias para não esquecer de nada, ter o que precisa em mãos no momento das aulas evita perder alguns minutos do seu tempo em sala de aula, assim não proporciona ociosidade para os alunos, o que é muito ruim.
3- Ter um planejamento para as aulas é fundamental, adequar suas aulas de acordo com o perfil da turma e dentro da proposta pedagógica da instituição em que leciona.
4- Montar pastas organizadas para deixar a papelada em ordem, preferencialmente separando por turmas e em ordem alfabética, organizar pode dar um pouco de trabalho no início, mas quando se torna um hábito, facilita muito a vida.
5- Se leciona em mais de uma instituição o ideal é separar cores diferentes para cada instituição, então procure catalogar as provas e arquivos em pastas com cores diferentes de acordo com a instituição em que leciona.
6- Procure digitalizar o máximo de conteúdo para evitar acumular muitos papéis desnecessários.
7- Faça uma limpeza em seu armário ou residência de todo material que não precisa mais e procure digitalizar o máximo de materiais, assim economiza espaço e tempo.
8- Quanto aos diários, como sabemos, o preenchimento deve ser feito diariamente, não deixe para o final do bimestre ou semestre, preencha faltas, notas, aulas dadas, diariamente. Assim você evita atrasos na entrega e no final do ano letivo seu diário estará pronto na data correta.
9- Em sala de aula, organize seu espaço e também organize a louça, passar organização para os alunos é essencial, e nada melhor que uma louça organizada.
10- Procure manter uma alimentação saudável, mesmo com a correria, providencie um lanche saudável, beba bastante água, e procure não dar ouvidos aos comentários negativos que costuma ouvir, isso também gera angústia e desestimula seu trabalho.
Estas são apenas algumas dicas que gostaria de deixar aqui. Vamos tentar driblar as dificuldades da profissão dando o melhor do nosso trabalho com organização. Gostaria de desejar um ótimo ano letivo e que tenha bons resultados com seus alunos. Se ainda precisar de algum auxílio estarei à disposição. Consulte-nos. Tem algum professor(a) por aqui?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é