Dicas da Tati para manter a casa em ordem

Costumo ouvir muitas pessoas falarem que não tem solução para pessoas desorganizadas. Eu discordo dessas pessoas em alguns aspectos e concordo que se não haver força de vontade, dedicação e o principal, a decisão de mudar os hábitos, realmente pode ser muito difícil. Em primeiro lugar, qualquer mudança pode gerar conflitos e pode levar muitas pessoas a resistirem. Mas essa resistência, ocorre principalmente se não enxergamos aspectos positivos e vantagens efetivas nesta mudança. Desta forma, busco sempre enfatizar para minhas clientes, quais benefícios a organização pode proporcionar. A organização traz qualidade de vida, produtividade e sem dúvida economia de tempo e dinheiro.
Para manter a casa em ordem sugiro que primeiramente repense sobre seus hábitos de consumo, muitas pessoas dizem que não conseguem organizar, porque não tem espaço disponível, mas a verdade é que tem coisas demais para um espaço que poderia ser funcional se não tivesse tanta coisa. Então a primeira dica é:
Repense sobre seus hábitos de consumo
A organização de qualquer ambiente doméstico começa quando vamos às compras. É preciso pensar se realmente precisamos daquilo, se realmente vai fazer falta se não levar, e pensar se tem espaço e funcionalidade para aquele produto em minha residência. É preciso ter consciência e não exagerar nas compras, principalmente em tempos de crise econômica.
Triagem do descarte e desapego
No momento da organização é preciso realizar uma triagem e selecionar as peças em três categorias: O que fica, o que será descartado e o que pode ser doado ou vendido. É impressionante como algumas pessoas acumulam coisas que não usam e não precisam. A dica é não ter nada que não tem utilidade ou que não usa. Sabe aquele pensamento? "Um dia eu vou usar", "Quando emagrecer vou usar esta calça", "Deixa aí, um dia eu posso precisar", é sério, dificilmente você vai usar, e você pode até emagrecer, dou todo apoio, mas sem dúvida vai querer comprar peças novas. Muitas pessoas podem precisar daquela peça abandonada no seu armário. Pense com carinho, e analise cada peça, se não usa, não tem sentido ocupar espaço na sua casa.
Estabeleça um endereço fixo para todos
Todos nós temos um endereço fixo, correto? Porque nossas coisas também não podem ter? É preciso estabelecer um local para cada item, assim fica mais tranquilo manter a ordem. Sempre que utilizar um item, leve ele de volta para seu endereço, devolva o que usou para o seu espaço, seu local. Se você mora em uma casa com quatro pessoas, imagine cada um retirando um objeto do local e deixando espalhado pela casa, no final do dia, alguém terá muito trabalho para organizar tudo. Mas se cada um fazer sua parte, fica muito mais fácil manter a ordem.
Sim, eu acredito que é possível mudar os hábitos e ter uma casa organizada. Se ainda não conseguiu manter a ordem, mas sentiu necessidade de colocar a casa em ordem, entre em contato comigo que vou te auxiliar.


https://2.bp.blogspot.com/-NgD5d7-LQ6M/WHgo7Ddk-PI/AAAAAAAAI94/yNc_2iG5q14cebzutskfHmT80PEayVsQwCLcB/s1600/ASSINATURA%2BBLOG.jpg

Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


0 comentários