Pular para o conteúdo principal

5 plantas indicadas para ambientes internos

Sou uma apaixonada por plantas e acredito que elas dão vida a qualquer ambiente. Além de dar vida podem decorar um ambiente, mas é preciso conhecer um pouco sobre sua fisiologia e compreender quais são suas necessidades, saber por exemplo a quantidade de água e luz que cada uma precisa. Selecionei cinco espécies que são amplamente utilizadas para interiores, pois são plantas cultivadas a meia-sombra.
Dracaena fragrans
Planta arbustiva, de folhagem muito decorativa, amplamente cultivada em ambientes internos por sua característica tropical e rusticidade. Possui folhas grandes, lanceoladas, largas ou estreitas, cores lisas ou variegadas. A Dracena é bastante popular no paisagismo, podendo ser utilizada como arbustos ou renques, em interiores é amplamente utilizada. Utilizada em vasos elas dão um toque especial em escritórios, consultórios, salas de estar ou varandas. Pode ser cultivada sob sol pleno ou a meia-sombra, de acordo com o clima ou o cultivar, o solo deve ser fértil enriquecido com matéria orgânica, regas diárias, mas sem encharcamento.
Zamioculcas zamiifolia
Folhagem muito ornamental, rústica, muito utilizada em interiores, pois tolera baixa luminosidade, herbácea de folhas brilhantes, glabras, pinadas. No paisagismo ela é largamente utilizada em interiores, em locais bastante sombreados. Apresenta crescimento lento e não é exigente com a manutenção, também não é exigente com regas. Pode ser cultivada a meia-sombra ou luz indireta. O solo precisa ser drenado, rico em matéria orgânica. A regas podem ser alternadas, sem encharcar.
Adiantum raddianum
Popularmente conhecida como avenca, planta herbácea, rizomatosa, perene, nativa do Brasil, suas folhas são grandes e subdivididas em folíolos. Possui uma bela folhagem, bastante decorativa e delicada. A avenca é bem difundida no paisagismo, sendo amplamente utilizada em vasos em muitas residências. É uma espécie muito delicada, se adapta bem a meia-sombra em solo drenado e locais úmidos.
Begonia masoniana
Espécie rizomatosa, de pequeno porte, com folhas vistosas, arrendondadas, verde-claras com manchas escuras. As manchas escuras lembram o formato de uma cruz, o que justifica seu nome popular "Begônia-cruz-ferro". Planta muito utilizada em vasos e jardineiras, como também em jardins sombreados. É cultivada a meia-sombra e não tolera sol direto, a rega é moderada, não tolerando encharcamento. Não molhar as folhas durante a rega, pois pode ocorrer proliferação de fungos.
Chamaedora elegans
Palmeira de pequeno porte ideal para interiores. É geralmente cultivada a meia-sombra, não tolera sol direto. Pode ser cultivada em vasos, decorando ambientes internos como salas, corredores, consultorios, escritórios, etc. Tolera bem a umidade, é preciso receber luminosidade indireta, sem ficar exposta ao sol direto.
Fontes consultadas:
Plantas para casa - As melhores espécies que você pode cultivar em interiores.Williams, Paul. 2006. Ed. Europa.
Jardineiro.net
Arquivo pessoal Tatiana Melo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob