5 plantas indicadas para ambientes internos

Sou uma apaixonada por plantas e acredito que elas dão vida a qualquer ambiente. Além de dar vida podem decorar um ambiente, mas é preciso conhecer um pouco sobre sua fisiologia e compreender quais são suas necessidades, saber por exemplo a quantidade de água e luz que cada uma precisa. Selecionei cinco espécies que são amplamente utilizadas para interiores, pois são plantas cultivadas a meia-sombra.

Dracaena fragrans
Planta arbustiva, de folhagem muito decorativa, amplamente cultivada em ambientes internos por sua característica tropical e rusticidade. Possui folhas grandes, lanceoladas, largas ou estreitas, cores lisas ou variegadas. A Dracena é bastante popular no paisagismo, podendo ser utilizada como arbustos ou renques, em interiores é amplamente utilizada. Utilizada em vasos elas dão um toque especial em escritórios, consultórios, salas de estar ou varandas. Pode ser cultivada sob sol pleno ou a meia-sombra, de acordo com o clima ou o cultivar, o solo deve ser fértil enriquecido com matéria orgânica, regas diárias, mas sem encharcamento.
Zamioculcas zamiifolia
Folhagem muito ornamental, rústica, muito utilizada em interiores, pois tolera baixa luminosidade, herbácea de folhas brilhantes, glabras, pinadas. No paisagismo ela é largamente utilizada em interiores, em locais bastante sombreados. Apresenta crescimento lento e não é exigente com a manutenção, também não é exigente com regas. Pode ser cultivada a meia-sombra ou luz indireta. O solo precisa ser drenado, rico em matéria orgânica. A regas podem ser alternadas, sem encharcar.
Adiantum raddianum
Popularmente conhecida como avenca, planta herbácea, rizomatosa, perene, nativa do Brasil, suas folhas são grandes e subdivididas em folíolos. Possui uma bela folhagem, bastante decorativa e delicada. A avenca é bem difundida no paisagismo, sendo amplamente utilizada em vasos em muitas residências. É uma espécie muito delicada, se adapta bem a meia-sombra em solo drenado e locais úmidos.
Begonia masoniana
Espécie rizomatosa, de pequeno porte, com folhas vistosas, arrendondadas, verde-claras com manchas escuras. As manchas escuras lembram o formato de uma cruz, o que justifica seu nome popular "Begônia-cruz-ferro". Planta muito utilizada em vasos e jardineiras, como também em jardins sombreados. É cultivada a meia-sombra e não tolera sol direto, a rega é moderada, não tolerando encharcamento. Não molhar as folhas durante a rega, pois pode ocorrer proliferação de fungos.
Chamaedora elegans
Palmeira de pequeno porte ideal para interiores. É geralmente cultivada a meia-sombra, não tolera sol direto. Pode ser cultivada em vasos, decorando ambientes internos como salas, corredores, consultorios, escritórios, etc. Tolera bem a umidade, é preciso receber luminosidade indireta, sem ficar exposta ao sol direto.
Fontes consultadas:
Plantas para casa - As melhores espécies que você pode cultivar em interiores.Williams, Paul. 2006. Ed. Europa.
Jardineiro.net
Arquivo pessoal Tatiana Melo.


https://2.bp.blogspot.com/-NgD5d7-LQ6M/WHgo7Ddk-PI/AAAAAAAAI94/yNc_2iG5q14cebzutskfHmT80PEayVsQwCLcB/s1600/ASSINATURA%2BBLOG.jpg

Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


0 comentários