Pular para o conteúdo principal

Dicas para professores: Organizando o ano escolar

Primeiro gostaria de relembrar que também sou professora, tenho muito orgulho da minha profissão e adoro sala de aula. Por mais complicado que seja exercer a profissão nos dias atuais, a sala de aula ainda é um local de aprendizagem, onde todos os assuntos são permitidos para que se alcance o conhecimento e ao mesmo tempo permite uma liberdade que não vemos em outro lugar.
Durante minha trajetória profissional sempre gostei da sala de aula, mas percebo que encontramos problemas diários dentro e fora dos portões das escolas, contudo percebo que um dos problemas também se encontram na sala dos professores. Atuando na rede pública e privada percebi que alguns professores possuem dificuldades em se organizar com as tarefas diárias e com isso acabam acumulando muito trabalho, muitas vezes não conseguem entregar resultados em tempo hábil.
Com a intenção de auxiliar estes professores, gostaria de dar algumas dicas sobre como realizo meu trabalho, isso tem garantido disponibilidade de tempo para fazer outras coisas e a organização não gera frustração, pelo contrário, garante qualidade de vida.
1- Nem sempre sabemos quais turmas iremos trabalhar no próximo ano, algumas vezes não temos tempo hábil para planejar como será o trabalho, mas assim que soubermos estas informações, devemos começar a planejar como será o ano com esta turma. O que sempre falo é que planejamento é fundamental, realizar o planejamento anual de acordo com a carga horária e já começar o ano letivo com este planejamento pronto, afinal se é planejamento, ele deve vir antes, e não durante e muito menos depois.
2- Outra dica fundamental, é manter uma bolsa ou pasta com tudo aquilo que precisa para suas aulas, inclusive a papelada de uso diário. Procure manter tudo que precisa dentro da bolsa e evite ficar trocando todos os dias para não esquecer de nada, ter o que precisa em mãos no momento das aulas evita perder alguns minutos do seu tempo em sala de aula, assim não proporciona ociosidade para os alunos, o que é muito ruim.
3- Ter um planejamento para as aulas é fundamental, adequar suas aulas de acordo com o perfil da turma e dentro da proposta pedagógica da instituição em que leciona.
4- Montar pastas organizadas para deixar a papelada em ordem, preferencialmente separando por turmas e em ordem alfabética, organizar pode dar um pouco de trabalho no início, mas quando se torna um hábito, facilita muito a vida.
5- Se leciona em mais de uma instituição o ideal é separar cores diferentes para cada instituição, então procure catalogar as provas e arquivos em pastas com cores diferentes de acordo com a instituição em que leciona.
6- Procure digitalizar o máximo de conteúdo para evitar acumular muitos papéis desnecessários.
7- Faça uma limpeza em seu armário ou residência de todo material que não precisa mais e procure digitalizar o máximo de materiais, assim economiza espaço e tempo.
8- Quanto aos diários, como sabemos, o preenchimento deve ser feito diariamente, não deixe para o final do bimestre ou semestre, preencha faltas, notas, aulas dadas, diariamente. Assim você evita atrasos na entrega e no final do ano letivo seu diário estará pronto na data correta.
9- Em sala de aula, organize seu espaço e também organize a louça, passar organização para os alunos é essencial, e nada melhor que uma louça organizada.
10- Procure manter uma alimentação saudável, mesmo com a correria, providencie um lanche saudável, beba bastante água, e procure não dar ouvidos aos comentários negativos que costuma ouvir, isso também gera angústia e desestimula seu trabalho.
Estas são apenas algumas dicas que gostaria de deixar aqui. Vamos tentar driblar as dificuldades da profissão dando o melhor do nosso trabalho com organização. Gostaria de desejar um ótimo ano letivo e que tenha bons resultados com seus alunos. Se ainda precisar de algum auxílio estarei à disposição. Consulte-nos. Tem algum professor(a) por aqui?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob