Pular para o conteúdo principal

Como organizar e reutilizar o material escolar

Início do ano letivo, garotada ansiosa, pais preocupados e muitas coisas para organizar. Início de ano é sempre um desafio e com tantas contas e atividades é necessário se planejar para organizar os horários e também se preocupar com a lista de material escolar das crianças, mas não se preocupe, existem estratégias simples e eficientes que auxiliam muito na organização e na economia quanto o assunto é material escolar. Mas antes de falar sobre algumas dicas de reutilização de material escolar é preciso trabalhar a organização com as crianças. Então vamos lá?
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR
A organização não é só uma característica é também comportamento, desta forma as crianças observam muito o que os adultos fazem e como eles se comportam, sendo assim, é necessário que a garotada tenha um referencial de organização em casa. Então queridos pais, é preciso dar exemplo. Procure se organizar diariamente, assim fica mais fácil seu filho também ser organizado. Além de ter um referencial de organização dentro de casa ou na escola, é importante trabalhar a organização desde cedo, de forma criativa, mas sempre respeitando os limites de cada faixa etária.
Para que a criança assuma seu papel, ela precisa fazer parte deste espaço, assim é possível criar uma rotina adequada para que lhe proporcione segurança, autonomia e possibilite ter melhor noção do tempo. Um fator imprescindível na manutenção da organização é estabelecer um local para cada item e sempre devolvê-lo para este espaço, após o uso.
Quanto o assunto for estudar em casa, este ambiente precisa estar preparado, com boa iluminação, ventilação adequada e que estimule a criatividade. Além de, é claro, ter um cantinho de estudo, podemos ter os horários bem definidos.
REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR
Agora se o assunto for economia, vale pensar bem antes de sair comprando tudo novo. Antes de sair as compras, verifique o que sobrou do ano anterior e que possa ser reutilizado. Veja só as dicas:
CADERNOS
Verifique se não tem folhas limpas nos cadernos do ano anterior, vale conferir todos e unir todas as folhas brancas em um só. Não terá gasto nenhum é só reutilizar o mesmo espiral. Vale também customizar as capas para melhorar a aparência e deixar com a cara do seu filho.
CANETAS, LÁPIS E BORRACHA
Materiais como canetas e lápis se estiverem escrevendo, para melhorar a aparência faça uma higienização com álcool, se necessário enrole os lápis com contact e estão prontos para uso novamente. Já as borrachas demoram muito tempo para acabar, portanto não é legal descartar, só porque estão sujas, então higienize com álcool e ficará branquinha novamente. O mesmo vale para tesouras e colas que estão em bom estado de conservação.
LIVROS
Os livros que não serão mais utilizados podem ser doados ou serem trocados com alunos do ano anterior. Tem sempre alguém procurando economizar, então é bom conhecer os outros pais da escola e propor esta troca.
Para conservar todos os materiais por mais tempo, identifique com o nome do seu filho, encape os cadernos e peça para que a criança tenha cuidado com o seu material durante o ano.
Se está difícil trabalhar a organização com seu filho, procure um organizador profissional que saiba trabalhar com crianças.
Bom ano letivo!!!
Crédito imagem: Bem positivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é