Pular para o conteúdo principal

5 passos para organizar sua loja física


Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte

A primeira impressão é a que fica. Esse ditado é valioso e se encaixa perfeitamente nos casos de clientes que têm o primeiro contato visual com o seu negócio. Pois bem, existem métodos que podem ser aplicados na sua loja para melhorar os resultados.

A infraestrutura e modo como o mix de produtos são dispostos na loja influencia totalmente na leitura que o cliente tem sobre sua loja, seu produto, sua marca.
Organizar a estrutura física da sua loja é tão importante quanto investir no bom atendimento e oferecer um produto de qualidade. A sua loja deve chamar atenção do cliente e despertar os sentidos e interesse para que ele compre de você e não do seu concorrente.

Pensando nisso, gostaria de apresentar 5 passos que vão te ajudar a deixar o seu estabelecimento mais atrativo para o seu cliente e como você pode usar sua loja de forma inteligente mesmo se estiver de portas fechadas neste momento.

1.    Capriche na fachada

A fachada da loja é o cartão de visita físico do estabelecimento, inclui a parede, placas, iluminação, cor. Tudo isso pode atrair ou não o seu cliente, pois é através dela que ele realiza a primeira leitura visual da sua marca e conforme o que for apresentado ele pode se conectar ou não com seu produto, por isso invista em uma fachada atrativa que comunique a mensagem da sua marca e que tenha uma identidade visual que se comunique com a mensagem que você deseja passar. Aposte em cores, iluminação e abuse da criatividade.

2.    Invista em uma boa iluminação

A iluminação é importante tanto na fachada, quanto na vitrine e dentro da sua loja. Você pode evidenciar as principais características de um produto, como destacar uma coleção específica. No varejo de moda é importante que todas as araras estejam iluminadas da forma correta, talvez investir em spots bem direcionados pode trazer mais atratividade para o seu produto. Uma loja mal iluminada pode não vender o quanto realmente poderia.

Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte


3.    Planeje uma vitrine atrativa

Sua vitrine precisa contar uma história e atrair o seu cliente para um contexto que remeta o uso do produto em determinada ocasião. O cliente precisa se imaginar dentro daquele contexto. Aposte em uma mistura de cores de forma harmônica e criativa, não se esqueça de trocar os produtos com frequência e pense na composição correta de looks, no caso do varejo de moda.

4.    Reconheça as áreas que vendem melhor

Em todas as lojas do varejo identificamos as zonas quentes e frias, ou seja são áreas dentro da loja que vendem mais (zonas quentes) e áreas que vendem menos (zonas frias). Se você não reconhece estas áreas dentro da sua loja é importante que busque reconhecer, assim você organiza a disposição dos produtos de forma estratégica para melhorar suas vendas ou mesmo evidenciar determinado produto.

5.    Use sua loja como cenário de produção de vídeos

Neste momento, pelo menos aqui em Belo Horizonte as lojas do comércio não essencial estão fechadas, mas isso não indica que você não possa vender. Se você já possui canais de vendas no digital é importante fortalecer o delivery, apresentar seu produto ou serviço pelas mídias sociais e porque não usar sua loja como cenário para produzir vídeos, stories, fotos e assim comunicar o que você tem para os seus clientes?

Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte

Estamos em um momento em que cada vez mais as pessoas compram pela internet e também se comunica com o varejo através das mídias sociais.

Faça o bom uso desta ferramenta e aproveite este momento para produzir fotos, vídeos no espaço físico da sua loja e assim passar a mensagem que sua marca deseja. Talvez seja um momento legal para apresentar os bastidores da sua loja.

Neste momento o consumidor está vulnerável, sensível e é preciso levar isso em consideração. É importante pensar no que o seu cliente precisa neste momento e como você pode ajudá-lo.

Sou especialista em organização de residencias e para o varejo, atuo na Marmelo com organização e VM e por aqui posso te ajudar ainda mais a reinventar o seu negócio





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é