Pular para o conteúdo principal

5 passos para organizar sua loja física


Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte

A primeira impressão é a que fica. Esse ditado é valioso e se encaixa perfeitamente nos casos de clientes que têm o primeiro contato visual com o seu negócio. Pois bem, existem métodos que podem ser aplicados na sua loja para melhorar os resultados.

A infraestrutura e modo como o mix de produtos são dispostos na loja influencia totalmente na leitura que o cliente tem sobre sua loja, seu produto, sua marca.
Organizar a estrutura física da sua loja é tão importante quanto investir no bom atendimento e oferecer um produto de qualidade. A sua loja deve chamar atenção do cliente e despertar os sentidos e interesse para que ele compre de você e não do seu concorrente.

Pensando nisso, gostaria de apresentar 5 passos que vão te ajudar a deixar o seu estabelecimento mais atrativo para o seu cliente e como você pode usar sua loja de forma inteligente mesmo se estiver de portas fechadas neste momento.

1.    Capriche na fachada

A fachada da loja é o cartão de visita físico do estabelecimento, inclui a parede, placas, iluminação, cor. Tudo isso pode atrair ou não o seu cliente, pois é através dela que ele realiza a primeira leitura visual da sua marca e conforme o que for apresentado ele pode se conectar ou não com seu produto, por isso invista em uma fachada atrativa que comunique a mensagem da sua marca e que tenha uma identidade visual que se comunique com a mensagem que você deseja passar. Aposte em cores, iluminação e abuse da criatividade.

2.    Invista em uma boa iluminação

A iluminação é importante tanto na fachada, quanto na vitrine e dentro da sua loja. Você pode evidenciar as principais características de um produto, como destacar uma coleção específica. No varejo de moda é importante que todas as araras estejam iluminadas da forma correta, talvez investir em spots bem direcionados pode trazer mais atratividade para o seu produto. Uma loja mal iluminada pode não vender o quanto realmente poderia.

Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte


3.    Planeje uma vitrine atrativa

Sua vitrine precisa contar uma história e atrair o seu cliente para um contexto que remeta o uso do produto em determinada ocasião. O cliente precisa se imaginar dentro daquele contexto. Aposte em uma mistura de cores de forma harmônica e criativa, não se esqueça de trocar os produtos com frequência e pense na composição correta de looks, no caso do varejo de moda.

4.    Reconheça as áreas que vendem melhor

Em todas as lojas do varejo identificamos as zonas quentes e frias, ou seja são áreas dentro da loja que vendem mais (zonas quentes) e áreas que vendem menos (zonas frias). Se você não reconhece estas áreas dentro da sua loja é importante que busque reconhecer, assim você organiza a disposição dos produtos de forma estratégica para melhorar suas vendas ou mesmo evidenciar determinado produto.

5.    Use sua loja como cenário de produção de vídeos

Neste momento, pelo menos aqui em Belo Horizonte as lojas do comércio não essencial estão fechadas, mas isso não indica que você não possa vender. Se você já possui canais de vendas no digital é importante fortalecer o delivery, apresentar seu produto ou serviço pelas mídias sociais e porque não usar sua loja como cenário para produzir vídeos, stories, fotos e assim comunicar o que você tem para os seus clientes?

Projeto de Visual Merchandising executado pela Marmelo em Belo Horizonte

Estamos em um momento em que cada vez mais as pessoas compram pela internet e também se comunica com o varejo através das mídias sociais.

Faça o bom uso desta ferramenta e aproveite este momento para produzir fotos, vídeos no espaço físico da sua loja e assim passar a mensagem que sua marca deseja. Talvez seja um momento legal para apresentar os bastidores da sua loja.

Neste momento o consumidor está vulnerável, sensível e é preciso levar isso em consideração. É importante pensar no que o seu cliente precisa neste momento e como você pode ajudá-lo.

Sou especialista em organização de residencias e para o varejo, atuo na Marmelo com organização e VM e por aqui posso te ajudar ainda mais a reinventar o seu negócio





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob