Pular para o conteúdo principal

10 dicas para um voltas às aulas mais organizada

As férias estão chegando ao fim e com isso começa a preparação para o período do volta às aulas. Para que o ano letivo seja mais leve e as crianças possam retomar a rotina de forma mais tranquila, planejamento e organização é essencial. 


Foto: Tatiana Melo - Produtos Papelaria Veneza 

Pensando nisso, separei algumas orientações para que os pais possam se planejar melhor e as crianças possam contribuir nesta jornada.  

1. Planejamento: O planejamento é essencial para que a família comece o ano com tudo em ordem. Importante que os pais planejem a compra do material escolar. Com a lista de material escolar em mãos, foco e objetividade é essencial bater perna e fazer uma pesquisa de preços, afinal a economia pode ser grande se tiver um pouco de paciência e buscar pesquisar antes. Hoje em dia com a facilidade da internet, esta pesquisa pode ser mais efetiva se antes de sair as compras, você pesquisar os preços em algumas papelarias.
Depois de planejar as comprar é essencial planejar a nova rotina, contratar ou renovar transporte escolar e incluir o momento para as atividades escolares na rotina da família.
Foto: Tatiana Melo 
  
2. Economia: Todos sabem que no início do ano os gastos são pesados e para economizar vale pensar em uma compra mais inteligente e consciente. Para isso é importante investir em bons materiais escolares, principalmente aqueles que podem durar muito mais que um ano; é o caso das mochilas e lancheiras. Melhor investir em um produto de qualidade superior e trabalhar a conscientização com as crianças para que elas possam zelar pelo material, assim ele será conservado por muito mais tempo. 
Foto: Tatiana Melo - Produtos Papelaria Veneza

Outro ponto importante que ajuda a economizar é verificar os cadernos que estão com folhas em branco, borrachas, canetas, tesouras e outros materiais que podem ser aproveitados para o novo ano letivo. Esta consciência precisa ser passada para as crianças. Desta forma, o cuidado durante o uso é fundamental. 

3. Etiquetas: Identificar o material escolar das crianças com o nome de cada um é básico e merece toda atenção. Sabemos que no ambiente escolar são muitas crianças e no meio das atividades acontece de emprestar uma tesoura, uma borracha ou uma caneta para o amiguinho que esqueceu. Por isso, não deixe de etiquetar todo o material. Você pode fazer isso com uma rotuladora ou mesmo com etiquetas adesivas que encontra em papelarias. 

4. Organize o material escolar: Compra feita o próximo passo é deixar o material em ordem, por isso fique de olho nos horários escolares e organize um espaço adequado para que os materiais possam ser guardados. Importante que tenha local para guardar os livros de consulta e o restante do material que não é necessário levar para as aulas todos os dias. Tenha um espaço para o material de uso diário e outro para material de consulta ou uso esporádico. Esta simples separação faz toda diferença na agilidade de busca no dia a dia. Não esqueça de deixar o material em um local onde a própria criança consiga acessar, assim ela vai manter em ordem aos poucos e vamos trabalhando a organização de acordo com a faixa etária. 


Foto: Tatiana Melo Organiza - Produtos: Papelaria Veneza


5. Organize o local de estudo: Para que as crianças tenham um bom aproveitamento escolar é importante que tenha um local apropriado para o estudo. Caso não tenha um ambiente adequado para o estudo no quarto da criança, avalie a possibilidade de criar um centro de interesse focado no estudo, trabalhe com cores que favoreçam a concentração. Os tons mais claros, como o verde e o azul e pitadas de amarelo é uma combinação perfeita para estimular a concentração e proporcionar um ambiente agradável de estudo. Sempre depende da intenção que se tem para cada espaço e claro do perfil de cada criança. 


Foto: Tatiana Melo

Foto:Tatiana Melo 
6. Organize o lanche: Na cozinha é importante ter um local de armazenar o lanche escolar. Desta forma, fica mais fácil para organizar a lancheira, pois tudo sempre estará no mesmo local. Para quem tem criança a organização da casa, contribui muito na rotina da família. Pensando nisso, é fundamental investir em organização.  



7. Cardápio semanal: Para levar agilidade para o dia a dia a montagem de um cardápio semanal é uma ótima escolha para quem busca se alimentar bem e não perder o pique nos preparativos para ao volta as aulas. Elabore um cardápio semanal e deixe por escrito em um local de fácil visualização na cozinha. 

8. Organize a mochila: Organizar a mochila todos os dias com o material de aula ao dia correspondente e não esquecer de checar tudo antes de sair. Para não esquecer nada, busque realizar esta organização um dia antes. 


Foto: Tatiana Melo Organiza - Produtos Papelaria Veneza


9. Chegue no horário: Na primeira semana de aula, sempre tem os atrasadinhos, que ainda não se adaptaram ao despertador. Para que a sua rotina e de todos que estão ao seu redor seja mais leve, busque acordar mais cedo e evite deixar tudo para última hora. Organização é tudo!

10. Tenha uma agenda: Tenha uma agenda para que a nova rotina possa ser acompanhada. Uma agenda que permita comunicação com a equipe escolar e corpo docente é indicado para que saiba sobre o andamento e aprendizagem do seu filho. Fazer com que ele aprenda a utilizar uma agenda auxilia no desenvolvimento e faz com que desenvolva noção de tempo, já a organização desenvolve noção de espaço. Seja referência e faça junto com ele. Chegará o momento que ele terá autonomia para organizar melhor sua vida escolar ou pode ser que já tenha esta autonomia. 
Foto: Tatiana Melo - Cadernos Papelaria Veneza

Você encontra todos os produtos apresentados neste post na Papelaria Veneza. Contato: (31) 3626-8833. Rua Helena Sapori Faluba, 246, Veneza - Ribeirão das Neves - MG. 




A organização é para todos e todos precisam de organização. Em casa ou na escola é possível ser organizar. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é