Pular para o conteúdo principal

10 dicas para um voltas às aulas mais organizada

As férias estão chegando ao fim e com isso começa a preparação para o período do volta às aulas. Para que o ano letivo seja mais leve e as crianças possam retomar a rotina de forma mais tranquila, planejamento e organização é essencial. 


Foto: Tatiana Melo - Produtos Papelaria Veneza 

Pensando nisso, separei algumas orientações para que os pais possam se planejar melhor e as crianças possam contribuir nesta jornada.  

1. Planejamento: O planejamento é essencial para que a família comece o ano com tudo em ordem. Importante que os pais planejem a compra do material escolar. Com a lista de material escolar em mãos, foco e objetividade é essencial bater perna e fazer uma pesquisa de preços, afinal a economia pode ser grande se tiver um pouco de paciência e buscar pesquisar antes. Hoje em dia com a facilidade da internet, esta pesquisa pode ser mais efetiva se antes de sair as compras, você pesquisar os preços em algumas papelarias.
Depois de planejar as comprar é essencial planejar a nova rotina, contratar ou renovar transporte escolar e incluir o momento para as atividades escolares na rotina da família.
Foto: Tatiana Melo 
  
2. Economia: Todos sabem que no início do ano os gastos são pesados e para economizar vale pensar em uma compra mais inteligente e consciente. Para isso é importante investir em bons materiais escolares, principalmente aqueles que podem durar muito mais que um ano; é o caso das mochilas e lancheiras. Melhor investir em um produto de qualidade superior e trabalhar a conscientização com as crianças para que elas possam zelar pelo material, assim ele será conservado por muito mais tempo. 
Foto: Tatiana Melo - Produtos Papelaria Veneza

Outro ponto importante que ajuda a economizar é verificar os cadernos que estão com folhas em branco, borrachas, canetas, tesouras e outros materiais que podem ser aproveitados para o novo ano letivo. Esta consciência precisa ser passada para as crianças. Desta forma, o cuidado durante o uso é fundamental. 

3. Etiquetas: Identificar o material escolar das crianças com o nome de cada um é básico e merece toda atenção. Sabemos que no ambiente escolar são muitas crianças e no meio das atividades acontece de emprestar uma tesoura, uma borracha ou uma caneta para o amiguinho que esqueceu. Por isso, não deixe de etiquetar todo o material. Você pode fazer isso com uma rotuladora ou mesmo com etiquetas adesivas que encontra em papelarias. 

4. Organize o material escolar: Compra feita o próximo passo é deixar o material em ordem, por isso fique de olho nos horários escolares e organize um espaço adequado para que os materiais possam ser guardados. Importante que tenha local para guardar os livros de consulta e o restante do material que não é necessário levar para as aulas todos os dias. Tenha um espaço para o material de uso diário e outro para material de consulta ou uso esporádico. Esta simples separação faz toda diferença na agilidade de busca no dia a dia. Não esqueça de deixar o material em um local onde a própria criança consiga acessar, assim ela vai manter em ordem aos poucos e vamos trabalhando a organização de acordo com a faixa etária. 


Foto: Tatiana Melo Organiza - Produtos: Papelaria Veneza


5. Organize o local de estudo: Para que as crianças tenham um bom aproveitamento escolar é importante que tenha um local apropriado para o estudo. Caso não tenha um ambiente adequado para o estudo no quarto da criança, avalie a possibilidade de criar um centro de interesse focado no estudo, trabalhe com cores que favoreçam a concentração. Os tons mais claros, como o verde e o azul e pitadas de amarelo é uma combinação perfeita para estimular a concentração e proporcionar um ambiente agradável de estudo. Sempre depende da intenção que se tem para cada espaço e claro do perfil de cada criança. 


Foto: Tatiana Melo

Foto:Tatiana Melo 
6. Organize o lanche: Na cozinha é importante ter um local de armazenar o lanche escolar. Desta forma, fica mais fácil para organizar a lancheira, pois tudo sempre estará no mesmo local. Para quem tem criança a organização da casa, contribui muito na rotina da família. Pensando nisso, é fundamental investir em organização.  



7. Cardápio semanal: Para levar agilidade para o dia a dia a montagem de um cardápio semanal é uma ótima escolha para quem busca se alimentar bem e não perder o pique nos preparativos para ao volta as aulas. Elabore um cardápio semanal e deixe por escrito em um local de fácil visualização na cozinha. 

8. Organize a mochila: Organizar a mochila todos os dias com o material de aula ao dia correspondente e não esquecer de checar tudo antes de sair. Para não esquecer nada, busque realizar esta organização um dia antes. 


Foto: Tatiana Melo Organiza - Produtos Papelaria Veneza


9. Chegue no horário: Na primeira semana de aula, sempre tem os atrasadinhos, que ainda não se adaptaram ao despertador. Para que a sua rotina e de todos que estão ao seu redor seja mais leve, busque acordar mais cedo e evite deixar tudo para última hora. Organização é tudo!

10. Tenha uma agenda: Tenha uma agenda para que a nova rotina possa ser acompanhada. Uma agenda que permita comunicação com a equipe escolar e corpo docente é indicado para que saiba sobre o andamento e aprendizagem do seu filho. Fazer com que ele aprenda a utilizar uma agenda auxilia no desenvolvimento e faz com que desenvolva noção de tempo, já a organização desenvolve noção de espaço. Seja referência e faça junto com ele. Chegará o momento que ele terá autonomia para organizar melhor sua vida escolar ou pode ser que já tenha esta autonomia. 
Foto: Tatiana Melo - Cadernos Papelaria Veneza

Você encontra todos os produtos apresentados neste post na Papelaria Veneza. Contato: (31) 3626-8833. Rua Helena Sapori Faluba, 246, Veneza - Ribeirão das Neves - MG. 




A organização é para todos e todos precisam de organização. Em casa ou na escola é possível ser organizar. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob