Pular para o conteúdo principal

Boas práticas de organização no trabalho



A organização traz tantos benefícios para a nossa vida que fica difícil parar de falar neste assunto. Organizar a vida pessoal e profissional é importante para ter bons resultados e assim atingir nossas metas. Sou especialista em organização e produtividade e sigo mergulhada neste assunto desde 2013. Meu objetivo é compartilhar o aprendizado e gerar valor na vida das pessoas. Durante esta trajetória, foi possível utilizar várias ferramentas para gerenciar melhor minha rotina. Um dos métodos que usei durante um longo período e me ajudou bastante foi o DRD. Utilizei este método em um período onde tinha muitas tarefas ao longo do dia e praticamente o dia todo com tarefas distintas, compartilhando meu tempo entre família, docência, palestras e serviços profissionais de organização. 

O método DRD (Descarregar, Reunir e Distribuir) é uma estratégia simples, mas altamente eficaz para quem precisa de uma agenda prática, mas ainda não sabe por onde começar. Este método foi criado por Gerônimo Theml, criador da academia da produtividade. Então vamos compreender o funcionamento deste método.

DRD: Todo método de organização de tarefas começa com um momento para que você consiga anotar em algum lugar (físico ou digital) tarefas que precisam ser executadas. Então na hora de Descarregar concentre todas as tarefas em um caderno ou outra ferramenta de auxílio. Anote tudo que precisa executar durante a semana, da tarefa mais simples, como levar o cachorro para passear à uma reunião importante de trabalho.

DRD: O próximo passo é reunir todas as tarefas que tenham alguma similaridade em blocos de tarefas. Por exemplo: Face book, Linkedin, Instagram, são todas redes sociais, se você precisa resolver algo ou programar postagens nestas redes sociais, todas farão parte de um único bloco. Caso você precise entrar em contato telefônico com clientes, fornecedores, parceiros, reúna estas tarefasno bloco “Ligações”. Caso esteja programando uma viagem e precisa comprar passagens, verificar hotel, translado, reúna esta tarefa no bloco “Viagem”. Então após descarregar todas as informações, é necessário reunir em blocos por assuntos específicos.

DRD: Ok, chegamos no último passo deste método que é distribuir. Agora é preciso distribuir todos os blocos de tarefas nos turnos da semana. A distribuição depende de quantos turnos você trabalha por dia, e quantos dias da semana, disponibiliza para todas estas atividades. A partir daí você escolhe sua matriz para organizar os blocos de tarefas. Sua matriz pode ser 7x3 ou 7x2 ou 5x3. Ela é flexível e adaptável as suas necessidades ou mesmo ao seu momento de vida.

Gostou da ideia? Compartilhe comigo. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é