Pular para o conteúdo principal

Boas práticas de organização no trabalho



A organização traz tantos benefícios para a nossa vida que fica difícil parar de falar neste assunto. Organizar a vida pessoal e profissional é importante para ter bons resultados e assim atingir nossas metas. Sou especialista em organização e produtividade e sigo mergulhada neste assunto desde 2013. Meu objetivo é compartilhar o aprendizado e gerar valor na vida das pessoas. Durante esta trajetória, foi possível utilizar várias ferramentas para gerenciar melhor minha rotina. Um dos métodos que usei durante um longo período e me ajudou bastante foi o DRD. Utilizei este método em um período onde tinha muitas tarefas ao longo do dia e praticamente o dia todo com tarefas distintas, compartilhando meu tempo entre família, docência, palestras e serviços profissionais de organização. 

O método DRD (Descarregar, Reunir e Distribuir) é uma estratégia simples, mas altamente eficaz para quem precisa de uma agenda prática, mas ainda não sabe por onde começar. Este método foi criado por Gerônimo Theml, criador da academia da produtividade. Então vamos compreender o funcionamento deste método.

DRD: Todo método de organização de tarefas começa com um momento para que você consiga anotar em algum lugar (físico ou digital) tarefas que precisam ser executadas. Então na hora de Descarregar concentre todas as tarefas em um caderno ou outra ferramenta de auxílio. Anote tudo que precisa executar durante a semana, da tarefa mais simples, como levar o cachorro para passear à uma reunião importante de trabalho.

DRD: O próximo passo é reunir todas as tarefas que tenham alguma similaridade em blocos de tarefas. Por exemplo: Face book, Linkedin, Instagram, são todas redes sociais, se você precisa resolver algo ou programar postagens nestas redes sociais, todas farão parte de um único bloco. Caso você precise entrar em contato telefônico com clientes, fornecedores, parceiros, reúna estas tarefasno bloco “Ligações”. Caso esteja programando uma viagem e precisa comprar passagens, verificar hotel, translado, reúna esta tarefa no bloco “Viagem”. Então após descarregar todas as informações, é necessário reunir em blocos por assuntos específicos.

DRD: Ok, chegamos no último passo deste método que é distribuir. Agora é preciso distribuir todos os blocos de tarefas nos turnos da semana. A distribuição depende de quantos turnos você trabalha por dia, e quantos dias da semana, disponibiliza para todas estas atividades. A partir daí você escolhe sua matriz para organizar os blocos de tarefas. Sua matriz pode ser 7x3 ou 7x2 ou 5x3. Ela é flexível e adaptável as suas necessidades ou mesmo ao seu momento de vida.

Gostou da ideia? Compartilhe comigo. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob