Pular para o conteúdo principal

Dicas e inspirações para uma decoração minimalista

Já faz um tempo que a decoração minimalista ganhou espaço em nossa sociedade. Há, porém, quem não entenda direito do que se trata e considere que esse minimalismo resulta em falta de personalidade e conforto. É o seu caso?
O minimalismo é um movimento que pode ser levado como um estilo de vida. Quem o segue acredita que é possível viver apenas com o essencial e aplica esse princípio para a adoção de práticas de consumo consciente.
Você, porém, não precisa estar 100% preparada para adotar o minimalismo como algo que permeia toda sua vida. É possível ir aos poucos e começar inclusive com a decoração de sua casa, escritório ou qualquer outro espaço que desejar. Siga em frente para saber mais!

O que é decoração minimalista?

Na arquitetura e na decoração, o minimalismo segue a premissa de criar espaços mais abertos e funcionais. Uma realidade que contrasta à de ambientes abarrotados de móveis e aparatos, onde a circulação é difícil e há a sensação de "excesso de informação". 


Sendo assim, a decoração minimalista se caracteriza por fatores como:
  • Poucos móveis e/ou móveis versáteis, com mais de uma função, favorecendo a criação de espaços mais abertos;
  • Linhas retas e um visual "clean";
  • Paleta de cores reduzida e com tons mais neutros;
  • Preferência por elementos chave para a decoração para dar personalidade, ao invés do uso de vários objetivos meramente decorativos.
Você pode visualizar esses e outros elementos da decoração minimalista conferindo o post da Casa Vogue com 62 ambientes que servem de inspiração!


Por que optar pela decoração minimalista?
Para quem se atrai pela estética da decoração minimalista, o visual é, por si só, motivo para adotá-la. Existem, entretanto, outras razões ou vantagens de se adotar esse estilo de decoração. Veja só:
  • A decoração minimalista reduz o mobiliário e aumenta os espaços de circulação, ajudando a criar o efeito que "aumenta" o tamanho de um ambiente;
  • O uso de uma paleta de cores mais enxuta e de poucos objetos de decoração deixa o ambiente visualmente mais agradável, além de atemporal ― o que evita que você precise redecorar com frequência para atualizar o ambiente;
  • Por demandar menos móveis e objetos de decorativos, a decoração minimalista resulta em ambientes de mais fácil manutenção e limpeza;
  • A decoração minimalista combina bastante com plantas que não só embelezam o ambiente como contribuem para melhorar a qualidade do ar local;
  • Demandando menos móveis, menos objetos e até menos manutenção, a decoração minimalista favorece a preservação dos recursos de nosso planeta!

Dicas para criar uma decoração minimalista

Para mudar a aparência e a funcionalidade de um espaço, você pode agir aos poucos. Se falamos de uma casa ou apartamento, por exemplo, você pode mudar a decoração um cômodo por vez. Isso ajuda, inclusive, na identificação de móveis e objetos que podem ser realocados!



Faça uma limpeza no ambiente seguindo a ideia de manter apenas o que for realmente necessário. É importante considerar ainda que a decoração minimalista pede por espaços e superfícies livres. Por isso, reduza a quantidade de quadros nas paredes e enfeites nas mesas porque objetos meramente decorativos não precisam permanecer no espaço. 


Móveis pouco úteis ou pouco versáteis também podem ser dispensados ou, quando possível, rearranjados no ambiente para melhorar sua funcionalidade e circulação. 

Não sabe o que manter e o que tirar? 
Redecorar um ambiente considerando o minimalismo requer organização para determinar o que fica e o que vai, o que vai ser mudado de lugar e como deixar o ambiente mais funcional e prático. Para tanto, você pode contar com a orientação de decoradores e os serviços de personal organizer Tatiana Melo.


Os móveis e demais objetos que não mais tiverem serventia podem ser doados. Além disso, sucata metálica ― como mesas e cadeiras de ferro ― e eletrônicos sem uso podem ser coletados gratuitamente pela BH Recicla para terem a destinação ambientalmente correta. 


Você gosta da decoração minimalista ou tem outro estilo de decoração preferido? Compartilhe suas opiniões! 

Texto: Equipe BH Recicla - Parceiros de conteúdo.
Não sabe o que fazer com o seu lixo eletrônico? Conheça o trabalho do nosso parceiro de conteúdo BH RECICLA .










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é