Pular para o conteúdo principal

Dicas e inspirações para uma decoração minimalista

Já faz um tempo que a decoração minimalista ganhou espaço em nossa sociedade. Há, porém, quem não entenda direito do que se trata e considere que esse minimalismo resulta em falta de personalidade e conforto. É o seu caso?
O minimalismo é um movimento que pode ser levado como um estilo de vida. Quem o segue acredita que é possível viver apenas com o essencial e aplica esse princípio para a adoção de práticas de consumo consciente.
Você, porém, não precisa estar 100% preparada para adotar o minimalismo como algo que permeia toda sua vida. É possível ir aos poucos e começar inclusive com a decoração de sua casa, escritório ou qualquer outro espaço que desejar. Siga em frente para saber mais!

O que é decoração minimalista?

Na arquitetura e na decoração, o minimalismo segue a premissa de criar espaços mais abertos e funcionais. Uma realidade que contrasta à de ambientes abarrotados de móveis e aparatos, onde a circulação é difícil e há a sensação de "excesso de informação". 


Sendo assim, a decoração minimalista se caracteriza por fatores como:
  • Poucos móveis e/ou móveis versáteis, com mais de uma função, favorecendo a criação de espaços mais abertos;
  • Linhas retas e um visual "clean";
  • Paleta de cores reduzida e com tons mais neutros;
  • Preferência por elementos chave para a decoração para dar personalidade, ao invés do uso de vários objetivos meramente decorativos.
Você pode visualizar esses e outros elementos da decoração minimalista conferindo o post da Casa Vogue com 62 ambientes que servem de inspiração!


Por que optar pela decoração minimalista?
Para quem se atrai pela estética da decoração minimalista, o visual é, por si só, motivo para adotá-la. Existem, entretanto, outras razões ou vantagens de se adotar esse estilo de decoração. Veja só:
  • A decoração minimalista reduz o mobiliário e aumenta os espaços de circulação, ajudando a criar o efeito que "aumenta" o tamanho de um ambiente;
  • O uso de uma paleta de cores mais enxuta e de poucos objetos de decoração deixa o ambiente visualmente mais agradável, além de atemporal ― o que evita que você precise redecorar com frequência para atualizar o ambiente;
  • Por demandar menos móveis e objetos de decorativos, a decoração minimalista resulta em ambientes de mais fácil manutenção e limpeza;
  • A decoração minimalista combina bastante com plantas que não só embelezam o ambiente como contribuem para melhorar a qualidade do ar local;
  • Demandando menos móveis, menos objetos e até menos manutenção, a decoração minimalista favorece a preservação dos recursos de nosso planeta!

Dicas para criar uma decoração minimalista

Para mudar a aparência e a funcionalidade de um espaço, você pode agir aos poucos. Se falamos de uma casa ou apartamento, por exemplo, você pode mudar a decoração um cômodo por vez. Isso ajuda, inclusive, na identificação de móveis e objetos que podem ser realocados!



Faça uma limpeza no ambiente seguindo a ideia de manter apenas o que for realmente necessário. É importante considerar ainda que a decoração minimalista pede por espaços e superfícies livres. Por isso, reduza a quantidade de quadros nas paredes e enfeites nas mesas porque objetos meramente decorativos não precisam permanecer no espaço. 


Móveis pouco úteis ou pouco versáteis também podem ser dispensados ou, quando possível, rearranjados no ambiente para melhorar sua funcionalidade e circulação. 

Não sabe o que manter e o que tirar? 
Redecorar um ambiente considerando o minimalismo requer organização para determinar o que fica e o que vai, o que vai ser mudado de lugar e como deixar o ambiente mais funcional e prático. Para tanto, você pode contar com a orientação de decoradores e os serviços de personal organizer Tatiana Melo.


Os móveis e demais objetos que não mais tiverem serventia podem ser doados. Além disso, sucata metálica ― como mesas e cadeiras de ferro ― e eletrônicos sem uso podem ser coletados gratuitamente pela BH Recicla para terem a destinação ambientalmente correta. 


Você gosta da decoração minimalista ou tem outro estilo de decoração preferido? Compartilhe suas opiniões! 

Texto: Equipe BH Recicla - Parceiros de conteúdo.
Não sabe o que fazer com o seu lixo eletrônico? Conheça o trabalho do nosso parceiro de conteúdo BH RECICLA .










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob