Pular para o conteúdo principal

Reforma residencial e o descarte de materiais

Um ambiente desorganizado, seja em casa ou no trabalho, pode se tornar um verdadeiro obstáculo ao bem-estar e à produtividade. Você já imaginou quantos e quais materiais pode encontrar depois de uma arrumação geral? 
A organização tem o poder de tornar um ambiente mais funcional, garantindo melhor aproveitamento do espaço e fazendo com que ele seja melhor utilizado pelos moradores ou colaboradores. Isso, além de proporcionar mais conforto e até mais limpeza.

Neste post, contaremos como dar a destinação correta aos materiais que você encontrar depois de colocar cada coisa em seu devido lugar e desapegar daquilo que não tem uso ou serventia.

Roupas
É comum que uma organização geral em casa passe pelo guarda-roupas. Viver com um número menor de peças e reduzir o consumo é, inclusive, uma ideia sustentável, positiva para o meio ambiente e até para o seu bolso!

A questão é que, nesse processo, você provavelmente encontrará peças de roupas e calçados que não lhe servem mais e estavam simplesmente esquecidas, ocupando espaço.

Nossa sugestão é que você encaminhe essas roupas a uma instituição de caridade que se encarrega de fazer um bazar, revertendo os ganhos para sua ação de ajuda às pessoas, ou que simplesmente as doe para quem precisa. Você pode conferir algumas instituições de Belo Horizonte e região conhecendo a Ação Social da BH Recicla.

Remédios
Você sabia que os remédios não podem ser descartados junto ao lixo comum? No post Tudo sobre reciclagem: medicamentos e cosméticos, contamos que esses materiais têm elementos químicos em sua composição e, por isso, podem ser danosos ao meio ambiente.

Para evitar problemas, remédios dentro ou fora da validade devem ser destinados a pontos de coleta definidos pela prefeitura. A saber, algumas drogarias também recebem esses materiais e se encarregam de dar a eles a destinação correta. Assim sendo, vale se informar no estabelecimento mais próximo a você.

É importante saber que você não precisa enviar as caixinhas dos remédios às drogarias ou pontos de coleta. Então, lembre-se de separá-las para a reciclagem, entregando-as a algum coletor ou em uma empresa especializada.

Móveis

A organização do espaço, especialmente quando feita sob orientação de um personal organizer, pode resultar na reordenação e até na retirada de alguns dos móveis de um ambiente.

Sejam os móveis de sua casa ou do trabalho, eles podem ser enviados a instituições carentes que recebem este tipo de material para depois doá-los a famílias carentes.

Outra opção é encaminhá-los às URPVs ― Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes ― de sua região, que recebem gratuitamente os móveis, dando a eles a destinação certa.

Eletrônicos

Aparelhos de rádio ou TV antigos e sem uso parados em casa, computadores velhos ocupando espaço no escritório. Estes são apenas alguns exemplos de eletrônicos que podem ser encontrados em uma reforma residencial.

Aquilo o que não pode ser doado por não estar em boas condições de funcionamento, também não pode ser jogado fora junto ao lixo comum. Assim como os medicamentos, os eletroeletrônicos também têm elementos químicos, poluentes e nocivos em sua composição e, por isso, demandam atenção especial.

Para descartar este tipo de material, a melhor saída é buscar uma empresa especializada, como a BH Recicla. Para residências, a BH recicla oferece o serviço de coleta gratuita e faz a avaliação e compra de grandes volumes descartados por empresas.

Gostou do post? Para sua reforma residencial, lembre-se que pode contar com os serviços de Personal Organizer Tatiana Melo e da BH Recicla!

Fotos: Pixabay e capa de arquivo pessoal Tatiana Melo.
Texto: Equipe Bh Recicla.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Masterclass - Como atrair o cliente ideal?

Tenho uma novidade que vou compartilhar hoje com você. A partir da próxima quinta |02/12|, eu tenho um encontro marcado com mulheres que transformam ou desejam transformar através da organização. Se você faz parte deste grupo de mulheres que são ou desejam ser uma Personal Organizer eu te convido a participar da primeira 𝑴𝒂𝒔𝒕𝒆𝒓𝒄𝒍𝒂𝒔𝒔 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝑴𝒆𝒍𝒐. Serão aulas gratuitas onde eu vou falar sobre como você pode resolver suas dificuldades no mercado de organização e aprender a atrair o cliente ideal para o seu negócio. Serão várias aulas com temas diferentes. Para participar, basta fazer parte deste grupo seleto de Whatsapp onde você receberá o link de acesso a aula. INSCRIÇÃO GRATUITA