Pular para o conteúdo principal

Reforma residencial e o descarte de materiais

Um ambiente desorganizado, seja em casa ou no trabalho, pode se tornar um verdadeiro obstáculo ao bem-estar e à produtividade. Você já imaginou quantos e quais materiais pode encontrar depois de uma arrumação geral? 
A organização tem o poder de tornar um ambiente mais funcional, garantindo melhor aproveitamento do espaço e fazendo com que ele seja melhor utilizado pelos moradores ou colaboradores. Isso, além de proporcionar mais conforto e até mais limpeza.

Neste post, contaremos como dar a destinação correta aos materiais que você encontrar depois de colocar cada coisa em seu devido lugar e desapegar daquilo que não tem uso ou serventia.

Roupas
É comum que uma organização geral em casa passe pelo guarda-roupas. Viver com um número menor de peças e reduzir o consumo é, inclusive, uma ideia sustentável, positiva para o meio ambiente e até para o seu bolso!

A questão é que, nesse processo, você provavelmente encontrará peças de roupas e calçados que não lhe servem mais e estavam simplesmente esquecidas, ocupando espaço.

Nossa sugestão é que você encaminhe essas roupas a uma instituição de caridade que se encarrega de fazer um bazar, revertendo os ganhos para sua ação de ajuda às pessoas, ou que simplesmente as doe para quem precisa. Você pode conferir algumas instituições de Belo Horizonte e região conhecendo a Ação Social da BH Recicla.

Remédios
Você sabia que os remédios não podem ser descartados junto ao lixo comum? No post Tudo sobre reciclagem: medicamentos e cosméticos, contamos que esses materiais têm elementos químicos em sua composição e, por isso, podem ser danosos ao meio ambiente.

Para evitar problemas, remédios dentro ou fora da validade devem ser destinados a pontos de coleta definidos pela prefeitura. A saber, algumas drogarias também recebem esses materiais e se encarregam de dar a eles a destinação correta. Assim sendo, vale se informar no estabelecimento mais próximo a você.

É importante saber que você não precisa enviar as caixinhas dos remédios às drogarias ou pontos de coleta. Então, lembre-se de separá-las para a reciclagem, entregando-as a algum coletor ou em uma empresa especializada.

Móveis

A organização do espaço, especialmente quando feita sob orientação de um personal organizer, pode resultar na reordenação e até na retirada de alguns dos móveis de um ambiente.

Sejam os móveis de sua casa ou do trabalho, eles podem ser enviados a instituições carentes que recebem este tipo de material para depois doá-los a famílias carentes.

Outra opção é encaminhá-los às URPVs ― Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes ― de sua região, que recebem gratuitamente os móveis, dando a eles a destinação certa.

Eletrônicos

Aparelhos de rádio ou TV antigos e sem uso parados em casa, computadores velhos ocupando espaço no escritório. Estes são apenas alguns exemplos de eletrônicos que podem ser encontrados em uma reforma residencial.

Aquilo o que não pode ser doado por não estar em boas condições de funcionamento, também não pode ser jogado fora junto ao lixo comum. Assim como os medicamentos, os eletroeletrônicos também têm elementos químicos, poluentes e nocivos em sua composição e, por isso, demandam atenção especial.

Para descartar este tipo de material, a melhor saída é buscar uma empresa especializada, como a BH Recicla. Para residências, a BH recicla oferece o serviço de coleta gratuita e faz a avaliação e compra de grandes volumes descartados por empresas.

Gostou do post? Para sua reforma residencial, lembre-se que pode contar com os serviços de Personal Organizer Tatiana Melo e da BH Recicla!

Fotos: Pixabay e capa de arquivo pessoal Tatiana Melo.
Texto: Equipe Bh Recicla.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como montar um armário inteligente?

Gosto muito da ideia de buscar organização para construção de um armário mais consciente. Vejo muitas pessoas buscando alternativas para comprar de forma inteligente e não deixar peças estocadas no armário. A construção de um armário que funcione não começa na triagem dos pertences, não começa no desapego. A verdade é que a organização começa com compras realmente inteligentes. Por isso, antes de comprar qualquer peça nova pense em responder três perguntas importantes para decidir sobre a compra: Qual é o objetivo desta compra? Consigo combinar esta peça com quantas outras que já tenho no armário? Tenho espaço para guardar esta peça no meu armário? Após refletir sobre estas três perguntas conclua que a construção de um armário que funcione começa na compra e não no desapego. A triagem, o desapego é a primeira fase do trabalho de organização para quem precisa tomar decisões para construção de um novo estilo de vida. Se você ainda não está na fase do desapego, pode se colocar na fase de

Workshop Viver de Organização

O Workshop Viver de Organização é para você que é ou deseja ser uma Personal Organizer.  Um  evento online, gratuito e sem replay que vai acontecer neste mês.  Neste evento, eu vou falar sobre: Mentalidade da Organização  Estilos de empreendedoras Dia a dia da  Personal Organizer Estratégias de precificação Para participar, clique no link abaixo e garanta sua vaga! Te espero lá! Workshop Viver de Organização

Plantas ideais para ambientes internos

Não é segredo, eu amo plantas. Tenho percebido que durante esta pandemia a procura por plantas aumentou. Nos últimos meses as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e com os olhares voltados para o ambiente que se vive, muitas pessoas começaram a fazer mudanças dentro de suas casas. Tenho recebido muitas perguntas a respeito da melhor forma de manter a casa em ordem, mas também recebo perguntas de pessoas que buscam levar mais vida para dentro de suas casas de forma harmônica . A organização proporciona harmonia, saúde e bem estar, mas as plantas dão um toque de verde muito especial para completar este trabalho. Pois bem, as plantas cumprem muitas funções interessantes, sou apaixonada pela fisiologia destes seres vivos incríveis e ainda mais apaixonada pela energia que elas podem levar para a nossa casa .  Planta pra mim é terapêutico. O que percebo deste aumento da procura por plantas nos últimos meses é uma visão que sou apaixonada: Transformar casas em LAR.  A primeira dica é