Pular para o conteúdo principal

Doar faz bem! Este é o lema do projeto Vó Dolores

Hoje no espaço Mulheres Organizadas abrimos as portas para apresentar a história do Projeto Vó Dolores, uma iniciativa de amor e solidariedade da nossa amiga Iraci Laudares, que também é Personal Organizer e uniu o trabalho de organização para desenvolver um gesto de carinho e cuidado com o outro através do Projeto Vó Dolores.

Muitas vezes, no processo de organização é  comum acontecer desapegos de peças que não servem ou não são mais usadas; quando falamos do universo infantil, é comum as mamães perceberem que muitas roupas perdem dentro de um tempo muito curto, afinal as crianças crescem e continuam crescendo. Neste momento lembramos que outras famílias podem não ter a oportunidade de preparar um enxoval. No desapego de um, nasce a alegria de outros. Pensando nesta ideia que convidei a Iraci para falar um pouco do Projeto Vó Dolores. Acompanhe a entrevista com a Iraci Laudares.



1. Conte sua trajetória como Personal Organizer.

Eu comecei a me interessar pela organização pessoal a partir da necessidade de organizar minha casa, meus compromissos, minha vida. Eu me mudei muitas vezes de casa, de cidade e até de país. E sempre consegui coordenar as mudanças sem estresse, fazendo a minha adaptação e da minha família com tranquilidade.
Daí comecei, a partir de 2009,  a estudar, e a investir em organização profissional. Já são 10 anos de muito aprendizado e trabalho. Sempre conciliando a organização com meus projetos pessoais. 

2.  Quando e como começou o Projeto Vó Dolores?

Comecei em fevereiro de 2013. Já são seis anos e mais de 1.200 mães atendidas.

3.  Como funciona a coleta de materiais? 

Temos dois pontos de coleta: bairro Nova Gameleira, onde funciona o nosso bazar permanente; e na minha casa, no bairro Cruzeiro. Estando no nosso percurso, também passamos para recolher. 

4. Hoje o projeto Vó Dolores atende famílias em qual perfil?

Atendemos, prioritariamente, mães que passam por necessidades e/ou estão em situação de risco social. Gestantes e suas famílias. 

5. As doações são encaminhadas para quais bairros? Existe um direcionamento planejado?

Há um planejamento para o cadastro, triagem, organização e entrega das doações. O cadastro é feito no nosso blog www.vodolores.blogspot.com.br , onde elas listam as necessidades. A partir do cadastro, faço contato com cada uma para falar sobre o que é possível doar e também para ouvi-las. Depois, há dias da semana em que são preparados os kits, organizadas as listas e feita a triagem de todas as doações. Então, agendo a data e o horário para elas buscarem. Dois dias antes e na véspera, envio mensagem para confirmar as entregas, que são realizadas em um ponto central de Belo Horizonte.
A grande maioria reside nas periferias e grande BH. Também partilhamos as doações com projetos sociais que auxiliam pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

6. Como este projeto contribui para sua vida e para a vida das pessoas ao seu redor?

Foto: Projeto Vó Dolores
O projeto me ensina o desapego, a solidariedade, o amor ao próximo. E me desafia a manter a organização e a gestão do tempo também. É corrido, apertado, mas com organização sempre é possível fazer algo por alguém. O Projeto Vó Dolores é pequeno e não tem sede. É uma iniciativa coletiva que estimula o desapego, o olhar para o lado e ver que o outro tem necessidades que podemos suprir com aquilo que temos e não usamos, mas que pode ser útil para alguém. Que sempre temos algo em casa que podemos doar

Formamos uma rede de solidariedade. Temos um grupo no Facebook, o Doações e Trocas Projeto Vó Dolores, que já tem mais de mil participantes. É lindo ver as mães que recebem as doações depois doam também para outras.

Nosso lema é: Doar faz bem! E faz mesmo. Ouvimos muitos relatos de pessoas que antes guardavam tudo, que eram até acumuladoras e que depois de doar pela primeira vez, não pararam mais. 

7. Como as pessoas podem ajudar o Projeto Vó Dolores?

De diversas maneiras:
- Doando roupas, calçados e acessórios em bom estado, que possam ser úteis para as famílias;
- Doando utensílios que possam ir para o nosso bazar permanente, que tem renda revertida para a manutenção do projeto;
-  Ajudando a divulgar este conceito de desapego.

Fotos: Projeto Vó Dolores



Muito obrigada pela entrevista e desejo muito sucesso no Projeto. Que a solidariedade continue. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Organização do quarto de bebê

Ao longo da vida, todos passam por mudanças, mudam de casa, de emprego, de cidade, de rotina e então chega o momento de mudar e preparar a casa e a vida para a chegada de um bebê. Se você está passando por este momento e se encontra na expectativa para receber um novo ser, saiba que tão importante como planejar a rotina e preparar o psicológico para esta mudança é também se preocupar com a organização da casa que receberá este bebê. Escolher o enxoval, preparar e organizar o quarto e se adaptar a uma nova rotina. Pode ser muita informação se a gravidez não foi planejada e pode ser uma delícia se você já espera por este momento a mais tempo. O fato é que independente da sua trajetória, cabe pensar na organização do espaço que irá receber o bebê.  Projetar um ambiente confortável e seguro para mãe e para o bebê é fundamental. Não esqueça de pensar na funcionalidade no espaço de troca de fraldas e total conforto na hora de amamentar. Se atente aos cuidados especiais nos primei

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Masterclass - Como atrair o cliente ideal?

Tenho uma novidade que vou compartilhar hoje com você. A partir da próxima quinta |02/12|, eu tenho um encontro marcado com mulheres que transformam ou desejam transformar através da organização. Se você faz parte deste grupo de mulheres que são ou desejam ser uma Personal Organizer eu te convido a participar da primeira 𝑴𝒂𝒔𝒕𝒆𝒓𝒄𝒍𝒂𝒔𝒔 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝑴𝒆𝒍𝒐. Serão aulas gratuitas onde eu vou falar sobre como você pode resolver suas dificuldades no mercado de organização e aprender a atrair o cliente ideal para o seu negócio. Serão várias aulas com temas diferentes. Para participar, basta fazer parte deste grupo seleto de Whatsapp onde você receberá o link de acesso a aula. INSCRIÇÃO GRATUITA