O poder da boa comunicação no varejo


Comunicar-se com eficiência está muito além de ter um vocabulário refinado. A comunicação tem o poder de aproximar ou afastar pessoas. Pensando nisso, eu pergunto: Você tem se comunicado bem com o seu time de vendas? Sua comunicação é clara a ponta de não gerar dúvidas? Você faz o bom uso do repertório que possui? Seus valores e suas vulnerabilidades são transmitidos na maneira como se comunica?

Todas estas perguntas nos fazem refletir sobre a maneira com a qual temos nos comunicado, nos coloca em um ponto de reavaliação. A comunicação é uma grande aliada no caminho que gera resultados em forma de vendas reais, para isso é importante pensar na melhor forma de transmitir esta motivação através da comunicação com o seu time.
Vou apresentar 4 passos importantes para aumentar o poder de comunicação com seu time.

O primeiro passo é:

1. Comunique com você: A boa comunicação começa por você, antes de falar algo com qualquer pessoa, seja um cliente ou colaborador é necessário ter clareza de ideias sobre qual é o objetivo desta conversa. Comunique-se com você primeiro.

O segundo passo é:

2. Saber ouvir: Ouvir o outro faz parte da construção de um diálogo e não de um monólogo. Quando eu digo ouvir, me refiro a realmente prestar atenção no outro. Olhe no olho, ouça sua voz, sinta os movimentos do corpo do outro e esteja presente na conversa.

O terceiro passo é:

3. Tenha uma linguagem flexível: Já vi muitas pessoas serem excelentes no que fazem, mas na hora de comunicar o que fez com o outro, encontram dificuldades. Engraçado que em um atendimento em uma empresa de tecnologia, verifiquei a dificuldade que um técnico de T.I tinha na hora de explicar a solução para um cliente. O repertório técnico era enorme, mas não estava adequado para o cliente que não compreendia uma palavra do que ele dizia. Por isso é importante ter uma linguagem flexível que possa ser adaptada ao seu público-alvo.

4. Permita-se ser vulnerável: Estudos científicos apontam que pessoas que demonstram suas vulnerabilidades sem ter vergonha disso, conseguem aproximar do outro e assim gerar mais conexão. Ao contrário do que muitos pensam, demonstrar suas vulnerabilidades sem receio demonstra confiança e empatia. No período em que todos precisam desenvolver um varejo mais empático e um atendimento mais humanizado, aproximar as pessoas através da comunicação é uma excelente iniciativa para construir um atendimento de qualidade e que busque cada vez mais, gerar conexão com o outro, seja com sua equipe ou com o seu cliente.

Se você é lojista e busca levar cada vez mais experiências inovadoras para o seu cliente, saiba que na Marmelo, empresa na qual sou sócia fundadora, elaboramos e aplicamos ferramentas essenciais para o crescimento do varejo de forma estratégica através de consultorias, cursos e treinamentos personalizados para o seu negócio. Consulte-nos.






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Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


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