Que dia é hoje?




Especialistas apontam que o isolamento social pode afetar a relação com o tempo e muitas pessoas tendem a perder a noção do tempo e até mesmo esquecem do dia da semana. Algumas pessoas queixam que o tempo está passando rápido demais, outros acham que o tempo está demorando a passar.
O fato é que uma mudança drástica como a que estamos enfrentando pode mudar de maneira expressiva a “noção do tempo”. Quando nossa rotina é interrompida, nossa linha do tempo interna é de certa forma afetada, por isso muitas pessoas não sabem exatamente em qual dia da semana estamos ou que horas são.

Quando as pessoas passam a ter mais tempo livre, não é todo mundo que consegue reorganizar a rotina e assim o dia pode ficar mais longo ou até passar rápido demais. O fato é que esta distorção temporal pode afetar nossa saúde emocional e até nos deixar sobrecarregados e com uma sensação de improdutividade. Para facilitar o trabalho remoto a melhor opção é investir cada vez mais em organização, seja da rotina, seja do próprio ambiente de trabalho. O ambiente em que estamos inseridos interfere diretamente na nossa produtividade, assim como o fato de não estabelecer uma nova rotina pode gerar sensação de cansaço e estresse. O estresse acontece principalmente pela ação de dois hormônios: o cortisol e a adrenalina. Em um estado em que estes são produzidos acontece em nosso corpo uma revolução de reações químicas, todas elas com a finalidade de nos proteger do perigo eminente, mas se isto acontecer com constância e diariamente, passaremos com o tempo a ter problemas de memória, concentração e atenção. Para driblar esta questão o caminho é cada vez mais, buscar organização e hábitos saudáveis. Aceite também o convite para fazer pausas e descansar.

Deixo aqui três dicas de ouro para equilibrar a vida neste momento:

1. Crie uma rotina: Ter uma rotina, reduz a ansiedade e traz benefícios diários pois é importante acordar com um plano e não ser levado pela correnteza.

2. Tenha objetivos diários: Importante pensar em ter um porque de acordar todos os dias. Qual é o maior objetivo para cada dia da semana. Viver é um presente de Deus, mas além disso, o que mais deseja fazer? Pense nisso e acorde com um plano. 

3. Aprenda a relaxar: Não pira, crie uma rotina, mas lembre-se de não trabalhar até se esgotar ou se perder no meio de tanta coisa para fazer. Aprenda a criar momentos de pausa, de descanso e assim recarregar as baterias. 


Para lembrar hoje é sexta-feira, mesmo em casa, busque relaxar, se divertir, descansar.




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Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


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