Coronavírus: Como prevenir? O que fazer?

Ei você, é você mesmo. Eu sei que o momento é delicado, o cenário se apresenta com muitas incertezas, para quem empreende a sensação é de insegurança, e agora? Como será? Pois bem, eu vim aqui para te dizer, que sim, é um momento difícil, nunca passamos por algo parecido, a situação exige cuidados, exige cautela, exige empatia, mas acima de tudo exige esperança. 

O Covid-19 trouxe um cenário caótico, mexeu na economia, movimentou os governos, mexeu muito com quem está empreendendo, os empresários estão preocupados. Sim, isto é verdade! Eu, você e o mundo inteiro está preocupado, ou pelo menos deveria estar. Mas uma coisa eu preciso falar, não dá para prever o futuro, o que temos são dados estatísticos, projeções e claro Ciência trabalhando junto, o que é muito importante. Se o que temos são projeções, vamos tentar ver algo positivo neste cenário? O que você pode fazer para driblar esta fase? Como você pode cooperar com a sua comunidade? Como a sua atitude pode mudar a vida do outro? Como sua atitude pode mudar sua vida?

As perguntas são muitas, as respostas são poucas, mas eu realmente acredito que cada um pode fazer algo novo, pode superar, pode inovar. Para você que é empresário, empreendedor, eu sei o que está passando, eu sei o que é não ter certeza sobre suas projeções de médio e longo prazo, eu sei o que ficar paralisado e não saber o que fazer, mas eu também sei como trazer mais tranquilidade para este cenário. A palavra chave do momento é ORGANIZAÇÃO. Pode ficar tranquilo, que não estou aproveitando o momento não, eu realmente acredito que é um momento de organização. 

Se seus filhos não estão indo a escola e você está trabalhando em home office é necessário muita organização para que ninguém tenha um surto nesta mudança repentina de rotina. Se você é empresário do varejo e recebia mais de 100 clientes na sua loja por dia e hoje não recebe nem 10 clientes, é necessário organização. Talvez este seja o momento para refletir, para repensar, para inovar e para pensar diferentes possibilidades de atrair o seu cliente de maneira diferente, quem sabe explorar mais os recursos digitais, facilitar a entrega de produtos e repensar as formas de serviços? 

Para você que está trabalhando em casa, vale pensar em organizar melhor a rotina, colocar a casa em ordem, contar com alguém capacitado para lhe orientar virtualmente. 

As possibilidades são muitas e a criatividade pode encontrar um bom momento para aflorar. 

Enquanto isso, eu reforço aqui algumas medidas preventivas para juntos barrarmos este Covid-19 e também um pouco do histórico do Coronavírus.

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Segundo dados repassados pelos estados ao Ministério da Saúde até às 16h de quinta-feira (12). São monitorados 1.422 casos suspeitos e outros 1.163 foram descartados.

No Brasil, os casos confirmados estão divididos nos seguintes estados: Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro,  São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais, lê-se um caso confirmado.

A OMS declarou a COVID-19 como #pamdemia. A doença surgiu na China em dezembro de 2019 e se estende por vários países. Até na última quarta-feira (11) foram registrados mais de 4.292 mortes pelo mundo.


FORMAS DE PREVENÇÃO


  • Lavar as mãos com água, sabão e álcool em gel 70%.
  • Cubra o nariz e a boca ao tossir. (Etiqueta ao tossir: Não com as mãos)
  • Evite aglomerações se estiver doente ou com alguns sintomas.
  • Mantenha os ambientes ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais, principalmente toalhas. 
  • Esteja atento as informações fornecidas pelas prefeituras da sua cidade e fique de olho nas informações e orientações do Ministério da Saúde. 


Fonte: Ministério da Saúde. Dados sobre o número de casos são atualizados a todo momento.



http://2.bp.blogspot.com/-NgD5d7-LQ6M/WHgo7Ddk-PI/AAAAAAAAI94/yNc_2iG5q14cebzutskfHmT80PEayVsQwCLcB/s1600/ASSINATURA%2BBLOG.jpg

Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


0 comentários