Como trabalhar em Home office?

Foto: Tatiana Melo Organiza

Somos conscientes de que o trabalho é vital para o ser humano. Em momentos de mudanças abruptas é necessário canalizar esforços para que o trabalho seja realizado de maneira mais tranquila e coerente com o momento vivido. Pensando nisto, chegamos ao cenário onde boa parte da população realiza suas atividades profissionais em Home office. Rapidamente as pessoas precisam se adaptar ao novo cenário de trabalho. 

Com objetivo de levar mais qualidade para quem está desenvolvendo suas atividades profissionais em casa, apresento algumas orientações para tornar a rotina mais leve sem perder a produtividade diária. 

Para isso, é necessário se organizar. Exatamente neste momento, eu acredito que o conforto e a qualidade de vida está intimamente ligada a habilidade de organização e resiliência. 

Algumas pessoas já me disseram que caso estabeleçam uma rotina, ficam com medo de se sentir engessada, acham que o dia pode ficar extremamente burocratizado. Contudo, eu não apenas discordo, como posso apresentar evidências sobre o quanto a organização pode trazer benefícios, principalmente em momentos de mudanças, transições ou perdas. Pense bem, em todos os momentos da vida que passamos por mudanças precisamos de organização, se você deseja se casar, precisa se organizar para isso, se deseja ter filhos, precisa se organizar para isso, se está doente, precisa se organizar para uma nova forma de vida, se pretende viajar, precisa se organizar para isso. Embora muitos neguem, a organização está inserida em vários momentos da nossa vida e porque não inserir ferramentas que podem deixar nossa vida mais tranquila? 

Pensando na organização do Home office, apresento 10  dicas que valem ouro:

1. Organize o espaço de trabalho: Imagino que neste momento de Coronavírus, talvez esteja dividindo o espaço com sua esposa ou esposo, com os filhos que não vão mais à escola. Então é necessário ter um lugar adequado para realizar suas atividades profissionais. Caso não tenha este ambiente preparado, busque um local mais arejado e tranquilo e organize o seu espaço. Defina ordem e coloque regras, acredite, será necessário. 

2. Use o poder das cores: As cores influenciam de maneira psicológica no nosso humor, pensando nisso, é importante colocar cor no ambiente de trabalho. Interessante pensar em qual atividade profissional você exerce e utilizar cores que tenha consonância com a sensação que deseja evidenciar. Exemplo: No Feng Shui o branco está relacionado com a criatividade, em outras aplicações o amarelo é uma cor que faz referência ao sol e estimula a comunicação. Faça uma pesquisa e veja quais objetos de cor são interessantes para o seu espaço de trabalho. 

3. Use imagens: Nosso cérebro se comunica muito bem com o visual. Pensando nisso, vale a pena colocar fotos que lembram bons momentos, gravuras que estão ligadas aos seus objetivos, às suas metas, ao seu propósito. 

4. Crie uma rotina: A rotina pré-estabelecida reduz a ansiedade e traz sensação de segurança. Neste momento, muitas pessoas desenvolvem ansiedade excessiva e ficam inseguras. Por isso, é importante estabelecer uma nova rotina. Pode demorar alguns dias para se adaptar, mas tudo é questão de tempo, paciência e disciplina. Ansiedade não ajuda em nada, pode acreditar. Outro ponto importante dentro da rotina é manter o hábito de estabelecer horários. Hora para almoçar, hora para dormir. Acredite isso faz bem. 

5. Ouça música: A música tem o poder de mudar nosso estado de humor e colocá-lo em uma atmosfera mais produtiva. Faça uma playlist que estimule sua criatividade, atenção e disposição. 

6. Beba água e alimente-se bem: É comprovado que beber água e se alimentar bem aumentam nossa imunidade. Sendo assim, não esqueça de beber água e cuidar da alimentação, afinal, se está em casa, fica bem mais fácil cuidar da alimentação, não é mesmo?

7. Faça atividade física e faça pausas: Mesmo em isolamento social, é possível fazer atividades em casa, busque um Personal trainner que possa atender virtualmente ou se preferir busque exercícios fáceis de serem realizados em casa, cuidado e atenção com a postura e ergonomia. Quanto as pausas, são importantes para melhorar a circulação e oxigenar o cérebro, além de melhorar o seu rendimento. 

8. Fuja da procrastinação: O fato de trabalhar em casa, deixa muita gente um tanto quanto a vontade, este ambiente é uma porta aberta para a procrastinação, mas não deixe ela entrar. As distrações podem ser muitas, então busque disciplina e foco para não adiar o trabalho. 

9. Tecnologia ao seu favor: Para facilitar sua rotina, utilize uma ferramenta que possa auxiliar na gestão das informações e das ideias. Este é o momento de aprender algo novo e utilizar a tecnologia ao seu favor. Nas minhas tarefas, eu utilizo bastante o Trello e o Evernote

10. Desative as notificações: Com tantas informações é necessário desativar as notificações. Deixe o celular ligado para qualquer emergência, mas não fique conferindo as redes sociais o tempo todo, escolha um horário no dia para fazer isso. 

Relacione-se com você e depois com os outros. Conecte-se com você, com o que acredita e busque está realmente presente com quem compartilha o mesmo ambiente que você. 

Um dica extra importante é olhar para sua casa. Quando as pessoas saem do piloto automático diário, costumam encontrar tudo que não estava funcionando, o que precisa ser melhorado, o que não faz mais sentido. É o melhor momento para tirar tudo que não é usado ou não faz mais sentido. Depois que organizar o espaço de trabalho, reserve um momento para dá uma geral na casa. 

Todo este momento é passageiro, mas sem dúvidas, deixará aprendizados para uma vida inteira, então esteja aberto para aprender algo novo, para compreender que a organização não é prisão, é liberdade!

Se ainda tem dúvidas sobre como organizar o Home office, não deixe para depois e faça-nos contato







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Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


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