Boas práticas de organização no trabalho



A organização traz tantos benefícios para a nossa vida que fica difícil parar de falar neste assunto. Organizar a vida pessoal e profissional é importante para ter bons resultados e assim atingir nossas metas. Sou especialista em organização e produtividade e sigo mergulhada neste assunto desde 2013. Meu objetivo é compartilhar o aprendizado e gerar valor na vida das pessoas. Durante esta trajetória, foi possível utilizar várias ferramentas para gerenciar melhor minha rotina. Um dos métodos que usei durante um longo período e me ajudou bastante foi o DRD. Utilizei este método em um período onde tinha muitas tarefas ao longo do dia e praticamente o dia todo com tarefas distintas, compartilhando meu tempo entre família, docência, palestras e serviços profissionais de organização. 

O método DRD (Descarregar, Reunir e Distribuir) é uma estratégia simples, mas altamente eficaz para quem precisa de uma agenda prática, mas ainda não sabe por onde começar. Este método foi criado por Gerônimo Theml, criador da academia da produtividade. Então vamos compreender o funcionamento deste método.

DRD: Todo método de organização de tarefas começa com um momento para que você consiga anotar em algum lugar (físico ou digital) tarefas que precisam ser executadas. Então na hora de Descarregar concentre todas as tarefas em um caderno ou outra ferramenta de auxílio. Anote tudo que precisa executar durante a semana, da tarefa mais simples, como levar o cachorro para passear à uma reunião importante de trabalho.

DRD: O próximo passo é reunir todas as tarefas que tenham alguma similaridade em blocos de tarefas. Por exemplo: Face book, Linkedin, Instagram, são todas redes sociais, se você precisa resolver algo ou programar postagens nestas redes sociais, todas farão parte de um único bloco. Caso você precise entrar em contato telefônico com clientes, fornecedores, parceiros, reúna estas tarefasno bloco “Ligações”. Caso esteja programando uma viagem e precisa comprar passagens, verificar hotel, translado, reúna esta tarefa no bloco “Viagem”. Então após descarregar todas as informações, é necessário reunir em blocos por assuntos específicos.

DRD: Ok, chegamos no último passo deste método que é distribuir. Agora é preciso distribuir todos os blocos de tarefas nos turnos da semana. A distribuição depende de quantos turnos você trabalha por dia, e quantos dias da semana, disponibiliza para todas estas atividades. A partir daí você escolhe sua matriz para organizar os blocos de tarefas. Sua matriz pode ser 7x3 ou 7x2 ou 5x3. Ela é flexível e adaptável as suas necessidades ou mesmo ao seu momento de vida.

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Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


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