A organização transformando vidas


A organização transforma vidas! É com esta frase que comecei meu trabalho como Personal Organizer. Acredito que a organização pode transformar muito mais que ambientes, sendo assim, decidi compartilhar este trabalho com várias outras pessoas ao longo dos últimos anos.

Muitas pessoas já passaram pelos cursos que ministrei e minha maior alegria é saber que mais pessoas também podem contribuir neste processo transformador que é a organização. Aqui no espaço Mulheres Organizadas compartilho experiências das mais diversas formas.

Hoje vou apresentar duas pessoas especiais que passaram pelo curso de formação para Personal Organizer. Este espaço é para que elas possam contribuir com sua experiência. Hoje vamos conhecer a Shirley e a Milene. Vamos acompanhar a entrevista com esta grande dupla?



Para vocês, o que é organizar?

Organizar é harmonizar vidas! A organização promove a transformação de pessoas e ambientes no âmbito físico, social e emocional. Por meio de técnicas de gestão de tempo e melhor aproveitamento dos espaços, podemos agregar praticidade e harmonia aos ambientes, reduzindo o estresse e a perda de tempo no dia a dia.
Uma rotina e um ambiente organizados ajudam a manter uma vida equilibrada e um consumo consciente. A organização possibilita a redução de compras desnecessárias e evita o desperdício de produtos, alimentos e do nosso tempo.  Quando sabemos o que temos, o que precisamos adquirir, qual espaço possuímos e o que priorizar em nosso planejamento econômico e na gestão de nosso tempo, conseguimos aumentar nossa produtividade e sermos mais livres e felizes.
Um lar e uma empresa organizada contribuem para a construção e a manutenção de relações interpessoais saudáveis e para a melhoria da qualidade de vida. A organização é capaz de nos libertar para investirmos menos em bens materiais e mais em sermos felizes.

Ao longo da vida vocês mudaram sua percepção em relação à organização? Explique.

Culturalmente nós somos educados a pensar em organização como arrumação. Ou seja, focamos apenas em guardar os objetos em seus devidos lugares. Hoje, percebemos a organização de maneira mais ampla e completa, considerando todos seus importantes aspectos. Ao organizar um ambiente, é essencial entender qual a sua finalidade na casa e na rotina de quem o utiliza. É preciso avaliar quais móveis e objetos pertencem àquele local, qual a melhor modulação do espaço, para assim setorizar o ambiente e categorizar seus objetos.  E tudo isso deve ser feito visando oferecer conforto, harmonia e praticidade às pessoas em sua rotina.
E vamos além. A organização também se estende ao planejamento e à gestão do tempo, da rotina e dos comportamentos nos lares e nas empresas.  Entendemos que a organização física é um reflexo do estado mental e emocional dos seres humanos. Ambientes desorganizados interferem e refletem na saúde física e psicológica do indivíduo e seus relacionamentos.

Como a organização contribui em suas vidas?

Os três principais benefícios que alcançamos com a organização foram:

  •  Melhor aproveitamento econômico familiar: Cortando gastos desnecessários e evitando o desperdício de alimentos na cozinha e de produtos de limpeza e higiene pessoal.
  •  Aumento da produtividade: Melhor gestão do tempo com planejamento e priorização de ações, com intervalos de tempos definidos para cuidarmos de nós, da família, da casa e do trabalho.
  • Harmonização visual, emocional e familiar em nossos lares: Praticidade para encontrar o que precisa e um lar mais aconchegante e harmônico, o que reduz conflitos e promove calma e paz.


Quando e como decidiram atuar como Personal Organizer?

Temos histórias de vidas parecidas. Duas mulheres com a mesma profissão: Relações Públicas e mais de dez anos de experiência. Casadas, com dois filhos, buscando mais qualidade de vida e mais tempo para dedicarmos a nós e à família. Apaixonadas por organização em busca de um sonho de recomeçar a carreira com um novo propósito. Descobrimos na organização uma oportunidade de transformar um dom e uma antiga paixão em um negócio capaz de ajudar outras pessoas e famílias a terem vidas mais equilibradas e serem mais felizes.

Conte-nos como foi a experiência de realizar este projeto.

Buscar um cliente real foi nossa melhor escolha. Saímos da nossa zona de conforto, acostumadas a organizar ambientes de nossos amigos e familiares, para conhecermos melhor o mercado e o perfil dos clientes, suas necessidades, expectativas e dificuldades no dia a dia.
Nosso projeto foi desafiador. Um closet de um casal, grande e com portas de correr mal planejadas que impediam o acesso a alguns espaços no armário. Muitas roupas e acessórios de diversos formatos e modelos. Objetos que se encontravam em diferentes cômodos da casa (bolsas ficavam no escritório, casacos no quarto do filho e camisas sociais no quarto da filha).

Tudo isso nos impulsionou a irmos além das técnicas aprendidas em sala de aula. A base adquirida no curso foi essencial e nos guiou durante o processo na busca por novas soluções, dobras, organizadores e ideias que realmente possibilitassem um melhor uso do espaço, para cumprimos nossos objetivos: colocar todas as roupas, calçados e acessórios do casal no closet, de maneira prática, harmônica e bonita.

Deixe aqui sua principal dica de organização.

O principal ponto da organização é o equilíbrio. Para alcança-lo, deixamos aqui cinco passos simples para você seguir:

  • Desapegue daquilo que você não usa e não te faz feliz. Fique apenas com o que traz praticidade e alegria.
  • Compre apenas o necessário.  Planeje suas compras com equilíbrio e invista mais em viver momentos que proporcionem lembranças felizes.
  • Defina um lugar para cada objeto. Setorize seus espaços de acordo com o uso de cada um e crie categorias para separar e guardar seus pertences.
  • Priorize o que fazer e planeje sua rotina. Faça um pouco todo dia, com constância. Retorne o que usar para o seu devido lugar o quanto antes e não acumule a “baguncinha” da agitação do dia a dia.
  • Viva mais, compre menos e seja feliz. Reserve em sua rotina um tempo só para você e outro para curtir sua família e amigos.  Faça mais o que gosta e invista em seu desenvolvimento pessoal.
  • Ainda precisa de ajuda? Contrate uma personal organizer!


Como espera contribuir com outras pessoas nesta trajetória de organização?

Acreditamos no poder transformador da organização. Esperamos  guiar pessoas no caminho da harmonização de seus lares e suas vidas, com o uso de técnicas, conhecimentos e estratégias que as ajudem a conquistar mais equilíbrio, saúde e felicidade!

Depoimento 





Contatos:

     Instagram: /@harmonizzare.com.br
 Telefones: (31) 9.9809-9349 e 9.9355-6010

Milene e Shirley parabéns pelo projeto apresentado no curso. Agradeço a participação, sucesso na jornada e até a próxima!





https://2.bp.blogspot.com/-NgD5d7-LQ6M/WHgo7Ddk-PI/AAAAAAAAI94/yNc_2iG5q14cebzutskfHmT80PEayVsQwCLcB/s1600/ASSINATURA%2BBLOG.jpg

Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


0 comentários