Estratégias para mudar de hábitos


Mudar hábitos não é tarefa fácil e o componente de peso nesta resistência é o próprio cérebro, que trabalha para manter alta energia e claro armazenar açúcar e gordura. Tanto que uma das maiores dificuldades da sociedade contemporânea está relacionada com os maus hábitos alimentares. É certo dizer, que nos dias atuais a comida está ao alcance das mãos, na ancestralidade não era tão simples assim, era preciso manter energia por um longo período e armazenar o máximo de gordura possível. Tudo questão de evolução. Desta forma é natural nosso corpo trabalhar para tentar manter tudo funcionando adequadamente. Mas toda a parafernália hormonal e as sensações de prazer antecipado nem sempre colaboram com os nossos objetivos. 

Os maus hábitos aos poucos vão fazendo parte da nossa rotina e os efeitos negativos podem ser enormes. Vamos confessar, todo mundo tem um hábito ruim; roer unhas, ter dificuldade para acordar cedo, ser bagunceiro, viver procrastinando tudo, fumar, ser sedentário, enfim. O fato é que o processo de mudança é gradativo, é necessário ter perseverança. 



A dica é substituir uma rotina por outra, a recompensa será a mesma, mas o ato em si, precisa ser modificado. Por exemplo, se ao assistir TV suas mãos vão automaticamente para a boca, afinal, roer as unhas trás uma sensação de alívio, é necessário mudar este hábito por outro e tentar manter a sensação de alívio, apenas substituindo o velho hábito. No início será difícil, pode acontecer recaídas, mas é necessário persistir até que a nova rotina seja estabelecida. O mesmo vale para mudança alimentar ou mesmo inserir uma atividade física na rotina.

Falando de desorganização e procrastinação, também são hábitos que podem ser substituídos no momento que identificamos a recompensa ou os benefícios nos novos hábitos criados. A organização é um processo gradativo e que precisa ser construído aos poucos, mas sempre com o objetivo de levar benefícios e recompensas prazerosas e produtivas para a vida de cada um. Ninguém fica organizado do dia para noite, assim como ninguém nasce bagunceiro e procrastinador, é tudo questão de influência, aprendizado e hábitos que são adquiridos ao longo da vida. 

Se deseja mudar um hábito relacionado à desorganização ou a procrastinação e sente que precisa de um auxílio, conte comigo para isso. Saiba como: (31) 99826-2484






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Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


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