Pular para o conteúdo principal

Como organizar e reutilizar o material escolar

Início do ano letivo, garotada ansiosa, pais preocupados e muitas coisas para organizar. Início de ano é sempre um desafio e com tantas contas e atividades é necessário se planejar para organizar os horários e também se preocupar com a lista de material escolar das crianças, mas não se preocupe, existem estratégias simples e eficientes que auxiliam muito na organização e na economia quanto o assunto é material escolar. Mas antes de falar sobre algumas dicas de reutilização de material escolar é preciso trabalhar a organização com as crianças. Então vamos lá?
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR
A organização não é só uma característica é também comportamento, desta forma as crianças observam muito o que os adultos fazem e como eles se comportam, sendo assim, é necessário que a garotada tenha um referencial de organização em casa. Então queridos pais, é preciso dar exemplo. Procure se organizar diariamente, assim fica mais fácil seu filho também ser organizado. Além de ter um referencial de organização dentro de casa ou na escola, é importante trabalhar a organização desde cedo, de forma criativa, mas sempre respeitando os limites de cada faixa etária.
Para que a criança assuma seu papel, ela precisa fazer parte deste espaço, assim é possível criar uma rotina adequada para que lhe proporcione segurança, autonomia e possibilite ter melhor noção do tempo. Um fator imprescindível na manutenção da organização é estabelecer um local para cada item e sempre devolvê-lo para este espaço, após o uso.
Quanto o assunto for estudar em casa, este ambiente precisa estar preparado, com boa iluminação, ventilação adequada e que estimule a criatividade. Além de, é claro, ter um cantinho de estudo, podemos ter os horários bem definidos.
REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR
Agora se o assunto for economia, vale pensar bem antes de sair comprando tudo novo. Antes de sair as compras, verifique o que sobrou do ano anterior e que possa ser reutilizado. Veja só as dicas:
CADERNOS
Verifique se não tem folhas limpas nos cadernos do ano anterior, vale conferir todos e unir todas as folhas brancas em um só. Não terá gasto nenhum é só reutilizar o mesmo espiral. Vale também customizar as capas para melhorar a aparência e deixar com a cara do seu filho.
CANETAS, LÁPIS E BORRACHA
Materiais como canetas e lápis se estiverem escrevendo, para melhorar a aparência faça uma higienização com álcool, se necessário enrole os lápis com contact e estão prontos para uso novamente. Já as borrachas demoram muito tempo para acabar, portanto não é legal descartar, só porque estão sujas, então higienize com álcool e ficará branquinha novamente. O mesmo vale para tesouras e colas que estão em bom estado de conservação.
LIVROS
Os livros que não serão mais utilizados podem ser doados ou serem trocados com alunos do ano anterior. Tem sempre alguém procurando economizar, então é bom conhecer os outros pais da escola e propor esta troca.
Para conservar todos os materiais por mais tempo, identifique com o nome do seu filho, encape os cadernos e peça para que a criança tenha cuidado com o seu material durante o ano.
Se está difícil trabalhar a organização com seu filho, procure um organizador profissional que saiba trabalhar com crianças.
Bom ano letivo!!!
Crédito imagem: Bem positivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob