Pular para o conteúdo principal

O Grito da Mulher Contemporânea

Por: Tatiana Melo
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no Dia 8 de Março, é uma data para celebrar as vitórias alcançadas até aqui. É para honrar as conquistas e reivindicar tudo que ainda precisamos conquistar. A data faz referência ao ocorrido nos Estados Unidos, quando operárias de uma fábrica reivindicavam melhores condições de trabalho e melhores salários, contudo foram recebidas com represálias e 130 operárias foram mortas em um incêndio.
Mas o grito da mulher contemporânea não é apenas para relembrar fatos históricos, mas principalmente para alertar sobre as lutas atuais da mulher. Alcançamos conquistas sociais, econômicas e políticas, mas ainda assim não somos vistas como gostaríamos. Vivemos em um país com uma visão amplamente machista, somos bombardeadas por uma ditadura da beleza e ainda não somos remuneradas como merecemos.
Ano após ano as conquistas são mínimas, vejo muita discussão, mas pouca ação. A mulher contemporânea grita por respeito, por atenção, por reconhecimento, por valorização. Ainda hoje precisamos lutar para mostrar nosso valor, para conquistar nosso espaço, lutamos para ter nossos direitos preservados e reconhecidos.
Diariamente a mulher enfrenta um preconceito velado, seja por piadas que enfrentamos no trânsito, no trabalho, na insistência de que nosso lugar é no lar, na cozinha. A mulher mostrou que é sim capaz de ocupar seu espaço no mercado de trabalho, hoje a mulher contemporânea está visivelmente cuidando do lar, dos filhos e ainda assim destacando-se profissionalmente. Não se trata de uma inversão de papéis e sim de uma forma de assumir o papel que queremos e como queremos. Conquistamos a autonomia, mas não alcançamos o respeito. É claro que o meu discurso não é unânime, não vale para todos e não busca ser radical, apenas busca alertar. Mas fico decepcionada em visualizar que ainda hoje existem mulheres que se acomodam no papel que lhe colocam e não buscam seus ideais.
No Brasil, no período de 2001 a 2011, estima-se que ocorreram mais de 50 mil feminicídios, o que equivale a, aproximadamente, 5.000 mortes por ano. Acredita-se que grande parte destes óbitos foram decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher, uma vez que aproximadamente um terço deles tiveram o domicílio como local de ocorrência. (IPEA 2013)
Os dados chocantes de feminicídios no Brasil nos colocam em um momento para reflexão. O que está sendo feito? Estamos realmente protegidas? Afinal a maior parte das agressões ocorrem dentro dos lares das Brasileiras. De quem é a culpa? Quem ora e olha por nós? Perguntas que muitas vezes não encontramos respostas e continuamos na luta diária.
O meu grito é por cada mulher que busca seu espaço e ainda não encontrou. Meu apoio, meu carinho, meu respeito, minhas felicitações. Gostamos de receber rosas sim, mas precisamos mesmo é de respeito, igualdade e reconhecimento.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida de um desorganizado

Não é de hoje que sabemos que a desorganização não ajuda ninguém, pelo contrário, atrapalha muito a vida não só do desorganizado, mas de muitas pessoas que estão ao seu redor e dependem de sua ajuda ou do seu trabalho. Contudo, é interessante falar um pouco sobre a vida de um desorganizado e saber se você se enquadra neste perfil, identificando alguns fatores é possível tornar sua rotina mais tranquila e menos tumultuada. Então vamos lá, definir este perfil. O desorganizado, geralmente é uma pessoa que possui dificuldade em se livrar de alguns objetos, com isso acaba acumulando muitas coisas ao longo dos anos, muitas vezes por nunca administrar bem o seu tempo para poder organizar e saber o que realmente precisa guardar. Tende a se distrair facilmente e não consegue ter foco nas suas tarefas e ao mesmo tempo não gerencia bem o seu tempo. Muitas vezes o desorganizado em casa também costuma ser desorganizado no trabalho, pois é uma característica que pode ser identificada em ambos os

Curso Personal Organizer em BH

É com muita alegria que formamos mais duas turmas de Personal Organizers. Um curso com aulas teóricas e práticas. Alunas empenhadas, alegres, turma motivada e focada. Parabéns meninas e obrigada por tudo! Agradeço ao apoio da loja Organize a Vida, que nos apresentou vários produtos de qualidade durante o curso. http://organizeavida.com/  

Ética, Moral e bons costumes

Do ponto de vista filosófico, ética e moral apresentam significados diferentes. Bom, ética se relaciona aos valores morais que orientam o comportamento humano no convívio dentro de uma sociedade. Moral, são costumes, regras e convenções pré-estabelecidas por uma sociedade. A moral está intimamente relacionada aos costumes de determinada região. Falar de ética, moral, bons costumes e caráter, no atual momento em que o Brasil vive, é algo primordial. Contudo, hoje, o papo é ética na profissão! Empreender, reconhecer seu nicho de mercado e se atualizar é importante para permanecer em uma profissão relativamente nova como a de Personal Organizer, mas o que de fato, faz você progredir, prosperar e se manter de pé, são os valores, a moral e principalmente a ética no âmbito profissional. Na atual sociedade de consumo, valores reais, moral e ética é algo que precisa ser valorizado, melhor, precisa ser praticado; e na verdade não precisa ser valorizado, porque ao meu ponto de vista é ob