Como planejar seu ano e cumprir todas as metas?

Início de ano é tempo de novos projetos, novas propostas, novos planos. É muito comum as pessoas planejarem sobre o que querem para este ano, sobre quais são suas metas, muitas pessoas sabem o que querem, mas não sabem o que fazer para alcançar seu objetivo e muitas vezes se distanciam dos sonhos ou projetos, perdendo o foco no meio do caminho. Para que isso não aconteça, é preciso não só saber o que quer, mas é essencial saber o que fazer e qual caminho seguir para que as metas possam ser cumpridas.
É comum ver as pessoas cometendo erros que as distanciam dos seus sonhos, o erro mais comum é manter este sonho ou objetivo ilustrado apenas na mente, é preciso passar tudo para o papel, manter apenas na mente é um grande erro. Para facilitar um pouco a vida e começar o ano bem e terminar 2015 com sensação de missão cumprida, separei algumas dicas sobre o que sempre faço no início de todos os anos e sempre da certo, dependendo apenas do meu esforço, foco e disciplina.
A primeira dica, como disse, é colocar tudo no papel, anotar em uma folha quais são suas metas para este ano é fundamental. Lembrando que esta folha deve te acompanhar durante todo o ano, então escolha um local de fácil visualização, em sua residência ou trabalho, mas saiba que é importante ter sempre à vista, isso ajuda a manter o foco no objetivo. Então anote tudo, se o objetivo para este ano é comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem, mudar de emprego, fazer uma reforma na casa, enfim, anote tudo, mas não deixe de ser realista. Não é legal anotar uma lista enorme de coisas que você sabe que não será possível cumprir este ano, então foque no que é primordial e que esteja dentro das possibilidades e de acordo com o seu esforço. Assim você evita frustrações.
O segundo passo é estabelecer tudo que deverá ser feito e quando deverá ser feito para que você consiga alcançar seus objetivos. O ideal é fazer um cronograma sobre o que deve ser feito e se possível com datas programadas, assim você tem um tempo determinado para cumprir cada tarefa.
Outra dica é riscar ou dar um ok em cada passo realizado, você não sabe o quanto isso é bom, saber que concluiu algo.
Compre uma agenda e organize seu dia, ter uma agenda é essencial para manter a organização.
Para quem trabalha em grandes empresas, ou mesmo para quem trabalha em casa ser organizado é o primeiro passo para o sucesso. A organização fornece qualidade de vida e permite a manutenção do foco. Espero que todas as metas para 2015 possam ser cumpridas, e que no dia 31 de dezembro de 2015, todos os objetivos listados na folha em branco possam ser riscados para dar espaço para novos sonhos. Com organização, disciplina e foco tudo dá certo.


https://2.bp.blogspot.com/-NgD5d7-LQ6M/WHgo7Ddk-PI/AAAAAAAAI94/yNc_2iG5q14cebzutskfHmT80PEayVsQwCLcB/s1600/ASSINATURA%2BBLOG.jpg

Tatiana Melo

é Bióloga, professora, Personal Organizer. Tem como lema: "Organizando ambientes e melhorando a qualidade de vida dos clientes", tanto que dedica parte do seu tempo para compartilhar suas experiências nesse blog como Personal Organizer e dar dicas sobre organização das mais diversas formas.


1 comentários